Inflação nos EUA, emprego no Brasil: veja os destaques de hoje no mercado
Esta é a newsletter Por Dentro da Bolsa. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Bom dia, investidores,
Veja quais são os destaques desta sexta (27):
- Estados Unidos divulgam hoje a inflação de agosto
- Emprego no Brasil: Caged e PNAD divulgam dados
Estados Unidos divulgam hoje a inflação de agosto
- O governo dos Estados Unidos publica hoje o índice de preços de gastos com consumo (PCE) referente a agosto.
- Em julho, o PCE registrou uma alta de 0,2%, após ter recuado 0,2% no mês anterior.
- Já o núcleo do PCE -- que exclui os preços mais voláteis de alimentos e energia -- manteve-se estável em 2,6% no acumulado de 12 meses, repetindo a taxa registrada em junho.
- O núcleo do PCE é o principal indicador monitorado pelo Federal Reserve para orientar suas decisões de política monetária.
- Caso o resultado de agosto mostre um desvio significativo das expectativas, isso pode gerar ajustes nas projeções do mercado quanto aos próximos passos do banco central dos EUA em relação à taxa de juros.
Emprego no Brasil: Caged e PNAD divulgam dados
- Às 9h, o IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) Contínua, com dados atualizados sobre a taxa de desemprego no país.
- Na divulgação mais recente, a taxa de desocupação no trimestre de maio a julho de 2024 caiu para 6,8%, uma redução de 0,7 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior.
- Em relação ao mesmo período de 2023, a queda foi de 1,1 p.p. (7,9%).
- Foi o menor índice para um trimestre encerrado em julho desde o início da série histórica da PNAD Contínua do IBGE, iniciada em 2012.
- Logo depois, às 10h, o Ministério do Trabalho publica os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a agosto.
- Em julho, o Brasil registrou um saldo positivo de 188.021 novos postos de trabalho formais, marcando o sétimo mês consecutivo de crescimento no emprego com carteira assinada. Com esse desempenho, o país já superou o total de vagas criadas em todo o ano passado. Nos primeiros oito meses de 2024, foram gerados 1,492 milhão de empregos, contra 1,458 milhão em todo o ano de 2023.
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na quinta (26):
- Dólar: -0,57%, a R$ 5,4447.
- B3 (Ibovespa): 1,08%, aos 133.009.78 pontos.
Queremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário