IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

79% dos empresários do setor de serviços abrem empresa com capital próprio

Do UOL, em São paulo (SP)

04/12/2013 15h55

O capital próprio ainda é a principal fonte de recursos para a abertura de empresas no setor de serviços, segundo estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

De acordo com a pesquisa, 79% dos empreendedores do segmento tiraram dinheiro do bolso para começar o negócio próprio.

Os que recorreram a empréstimos bancários somam 10%, enquanto 6% contaram com a ajuda da família para abrir a empresa. O restante (5%) solicitou outros tipos de financiamento.

O uso predominante do capital próprio pode estar ligado à falta de informação. O estudo mostra que 42% dos empresários do setor desconhecem linhas e programas de financiamento para pequenas e médias empresas.

Metade dos empreendedores não tem experiência no setor

A pesquisa do SPC e da CNDL diz, ainda, que 48% dos empresários do setor de serviços abriram a empresa sem nenhuma experiência anterior no ramo.

Já 29% deles atuavam na área e identificaram uma oportunidade, enquanto que 20% entraram para o segmento para dar continuidade aos negócios da família. O restante (3%) ingressou por outros motivos.

"O resultado demonstra a determinação e o destemor de quem entra na área sem medo de encarar o desconhecido", afirma o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Júnior.

O estudo ouviu 653 empreendedores formais e informais do setor de prestação de serviços nas 27 capitais brasileiras entre os dias 4 e 13 de novembro de 2013.