5 dicas para o empreendedor usar o TikTok para turbinar suas vendas
A ligação da biomédica Beatriz Costacurta, 30, com a produção de velas começou como uma válvula de escape para a rotina triste dos plantões em hospitais. Com o tempo, os amigos começaram a fazer encomendas e o que era um hobby, virou seu negócio.
A Parafinesse nasceu em 2022 e, desde então, Beatriz vem apostando na divulgação da sua produção com vídeos mostrando o passo a passo da criação das velas no TikTok. Atualmente, sua conta tem 258,4 milhões de seguidores. O sucesso na plataforma de entretenimento vem gerando vendas expressivas, segundo ela.
Em janeiro deste ano, eu resolvi lançar um vidro com fósforos com uma fita que dava para acender o fósforo, como ocorre na caixinha. Minha ideia era dar uma experiência diferente para o cliente. O vídeo fez tanto sucesso que vendemos naquele mês o equivalente à comercialização de 2023 inteiro.
Beatriz Costacurta, dona da Parafinesse
Dicas dos especialistas
1 em cada 4 usuário já comprou algo que viu no TikTok. A Parafinesse não é um caso isolado dentro da rede, segundo Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok da América Latina. Uma pesquisa feita pela própria empresa aponta que um em cada quatro usuários descobriu algo na plataforma e comprou.
PME precisa saber contar uma boa história. E não pense que o conteúdo existe megaproduções. Ele precisa ter ritmo, ser autêntico e entreter, explica Silvia.
As pessoas se conectam justamente com os vídeos do dia a dia. O empreendedor deve se preocupar mais em contar a sua história do que fazer uma megaprodução com maquiagem, cenário, entre outros.
Silvia Belluzzo, diretora de marketing do TikTok
Aproveite temas e trends. A autenticidade, criatividade e 'vida real' dos vídeos também são defendidas por Victor Lino Nery Lopes, analista de negócios do Sebrae-SP. "A vida sem filtro é muito valorizada na plataforma", diz Lopes. O especialista também sugere que o empreendedor aproveite temas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães etc., para criar conteúdo.
Prestadores de serviços podem aproveitar datas comemorativas para criar vale-presente, vale-viagem, promoção para um jantar romântico, tratamento estético, entre outros.
Victor Lino Nery Lopes, analista de negócios do Sebrae-SP
3 primeiros segundos são os mais importantes. Numa época que disputamos tempo com tudo, Lopes sugere para o empreendedor chamar a atenção de quem o assiste nos 3 primeiros segundos. "Não se apresente. Vá direto com a manchete forte", frisa.
Ensine como usar o produto. Outra dica dele é mostrar como se usa o produto comercializado, principalmente no caso de ele for entregue desmontado. "Os clientes ficam muito tempo na plataforma para conhecer o produto que comprou."
Mude sua conta de usuário para corporativa. Nela há informações de negócios e fotos que vão ajudar a vender mais. É gratuita e disponível para todo empreendedor.
Entenda a linguagem da comunidade na plataforma. Parece lugar-comum, mas não adianta investir no formato de uma rede social e transferir para o TikTok. "As pessoas esperam entretenimento, se o empreendedor não entregar, vai frustrar", sinaliza Silvia.
Seja nativo. O TikTok é conteúdo vertical, com tela cheia e som ligado. Vale explorar bastante as ferramentas de edição da plataforma que ajudarão na criação. "Dá para incluir música, áudios, legendas e muita coisa", orienta Silvia.
Invista em hashtag que atraiam o público que deseja. A ideia é falar com o consumidor final? Com outros empreendedores?
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Quero receberAcompanhe as tendências. "É a maneira mais fácil de começar. Se dentro da plataforma há uma tendência a falar de uma maquiagem clean e eu sou maquiadora, eu posso criar um passo a passo, pegar carona numa tendência e conseguir me conectar mais rápido com minha audiência", diz Silvia.
Interaja com a sua audiência. Ninguém gosta de mandar mensagem e não ter resposta. "Seja em vídeo, no particular ou marcando pessoas, é legal incentivar e interagir. Outra dica é encerrar o vídeo com uma pergunta. Isso ajuda seu conteúdo a ser entregue para mais pessoas", afirma Victor.
Promova ofertas especiais. Quando se fala em oferta especial, uma boa dica é criar uma campanha que tenha começo, meio e fim. "Se você tem como rastrear as vendas que vieram para o Dia dos Namorados, por exemplo, dá para medir se seu esforço vale para as pessoas que estão te encontrando", indica Victor.
Exemplo de empreendedorismo na plataforma
Pretas, empreendedoras e muito bem humoradas. As empresárias Josi Albuquerque, 31, e Neiva Maximiano, 42, criaram a Tapioca das Pretas em Goiânia (GO), em 2015. O jeito descontraído e bem-humorado das duas, sempre criando uma forma diferente de chamar o cliente para entregar o pedido no seu food truck, fez as duas levarem sua rotina para o TikTok.
Meu marido sempre dizia que nós duas éramos a cara do TikTok e tínhamos de entrar lá. Com o tempo, os clientes também falaram o mesmo e resolvemos arriscar.
Josi Albuquerque, sócia da Tapioca das Pretas
Negócio em expansão. O negócio que começou com um carrinho emprestado por um amigo e R$ 50 doado pelo pai da Josi hoje vende cerca de 2 mil tapiocas por mês e elas já pensam em expandir.
Nós começamos a empreender por necessidade. Como mulheres pretas e desempregadas, nós precisávamos de uma solução rápida para ter renda. Nosso começo foi bem difícil, mas investimos em um produto que quase não tinha em Goiânia: a tapioca. E deu certo.
Neiva Maximiano, sócia da Tapioca das Pretas
Vídeo "Letícia" viralizou. Com a música "Letícia, Letícia, vem buscar sua tapioca que está uma delícia" as empresárias viralizaram no TikTok. O vídeo tem 222,9 mil acessos e mais de 1600 comentários. "Toda Letícia que vai ao food truck cobra a música. Uma vez não cantamos esta mesma música e fomos cobradas", brinca Josi.
Atualmente a Tapioca das Pretas oferece 12 sabores da iguaria. Os preços vão de R$ 10 a R$ 29,90.
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