Ex-professora fatura R$ 600 mil com ofurô e massagem de pet e abre franquia
Ao perceber a apreensão dos seus cachorros ao ir ao pet shop, a ex-professora Patrícia Sprada, 53, decidiu fazer um curso de tosa e banho, para dar mais conforto aos yorkshire Jimmy e Kenai, executando a tarefa em casa mesmo. No curso, ela percebeu uma oportunidade de negócio e, em 2017, abriu o EcoCão Espaço Pet, em Curitiba. Faturou R$ 600 mil no ano passado, com lucro de 20% (R$ 120 mil). Agora está oferecendo franquias.
No curso, ela diz ter descoberto que muitos funcionários que dão banho e fazem tosa ganhavam por comissão e, por isso, faziam o serviço o mais rápido possível.
"Eles dão banho e tosa em média em 20 minutos para ganhar mais. Percebi que isso incomodava os pets e chegava até machucá-los por conta da rapidez", declara.
Segundo ela, foram os seus pets Jimmy e Kenai, na época com 4 anos, que a inspiraram a abrir o EcoCão. Hoje, ela tem mais dois cachorros: Liz e Hope, ambos vira-latas.
O EcoCão oferece serviços como banho e tosa, banho de ofurô, cromoterapia, massagem, relaxamento com aromaterapia e florais, creche e adestramento, entre outros.
Patrícia foi professora por 21 anos
Formada em psicopedagogia, Patrícia Sprada começou a estagiar cedo, aos 16 anos, em uma creche de educação infantil. Formada, ela atuou como professora em Curitiba, Ponta Grossa (PR), Rio e Itaituba (PA).
"Como meu marido é militar, a gente acabava mudando bastante de cidades. Mas eu sempre conseguia trabalhar na minha área de formação, com alfabetização e aulas de inglês para crianças e adolescentes", diz.
De volta a Curitiba, em 2001, Patrícia foi professora da pós-graduação e depois trabalhou em um grande centro educacional, onde produzia projetos para escolas do país. "Lá fiquei até 2015, até ser dispensada junto com mais de 330 funcionários em um processo de reestruturação da empresa", afirma.
Desempregada, Patrícia ficou por dois anos cuidando da casa, da família e dos pets, até abrir a EcoCão, sua primeira experiência profissional como empreendedora. Investiu R$ 400 mil no negócio.
Banho e tosa têm massagem e cromoterapia
A empresa atende cachorros e gatos de todos os portes e raças. São 600 animais por mês, em média.
O serviço de banho e tosa tem duração de duas horas. "Abolimos a gaiola de espera [onde o pet fica antes do banho], por ser um fator gerador de estresse. Aqui, eles ficam soltos para esperar a hora do banho", diz.
Segundo ela, no banho é usada uma ducha massageadora, e o jato nunca é direcionado para a face do animal. O pet recebe massagens e uma sessão de cromoterapia com luz azul, para acalmá-lo. O serviço de banho custa de R$ 50 a R$ 220, e o de banho e tosa, de R$ 100 a R$ 440 (o valor depende do porte e da raça do animal).
Toda a manipulação do animal é feita de forma respeitosa. A ideia é conhecer o comportamento do pet para entender do que ele gosta ou não e, com isso, tirar o seu medo de tomar banho.
Patrícia Sprada, fundadora da EcoCão Espaço Pet
Outro serviço é o banho de ofurô, para pets de pequeno porte. "No ofurô, a água é ozonizada e aquecida, há cromoterapia e muita espuma para o pet ficar relaxado", diz Patrícia. O serviço, que dura uma hora, custa de R$ 61 a R$ 262.
O EcoCão Espaço Pet tem ainda outros serviços, como terapia com florais (a partir de R$ 31), creche (pacotes variam de R$ 200 a R$ 800, dependendo da quantidade de dias e horas que o cão passa no local) e o "puppy class", uma atividade de adestramento direcionada exclusiva para cães filhotes de até cinco meses e seus tutores (custa R$ 1.000 por quatro sessões).
Em junho deste ano, a empresa abriu para franquias, com investimento inicial a partir de R$ 141,7 mil. No modelo de negócio, não há o serviço de creche.
Precisa estar preparada para abrir franquias
Jane Albinati Malaguti, consultora de negócios do Sebrae-SP, diz que Patrícia acrescentou itens adicionais ao serviço de banho e tosa. Há muitas pet shops iguais em todo lugar, mas ela fez do banho algo mais prazeroso para o pet e até um complemento ao tratamento de saúde dele, com o uso da cromoterapia e florais, segundo a especialista.
O tutor trata hoje o seu pet como um membro da família, diz ela, e quer serviços para beneficiá-lo. "Por isso, ter um diferencial é uma estratégia de fidelização do cliente: se o animal gosta, o tutor mantém. Afinal, o que todo tutor quer é o seu animal de estimação relaxado, limpo, cheiroso e bem tratado", declara.
Segundo ela, apesar de competitivo, há ainda muito espaço neste mercado pet. A consultora diz, no entanto, que a empresa precisa estar preparada para abrir franquias.
"É preciso fazer um bom planejamento da franquia, elaborar treinamentos, acompanhar de perto os resultados e fazer um bom plano de negócio para seus futuros clientes. Tudo isso para que a marca dela não perca qualidade e consiga decolar e abrir novos mercados."
Onde encontrar:
EcoCão Espaço Pet: https://ecocaoespacopetbrasil.com.br/
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