IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Testes online podem eliminar até 99% dos candidatos a trainee; conheça as fases

Edson Valente

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 06h00

As seleções dos programas de trainee são extensas e incluem várias fases. As primeiras – etapas virtuais -- eliminam até 99% dos candidatos e requerem uma preparação especial, que pode incluir testes de raciocínio lógico encontrados na internet e uma revisão das lições de inglês.

“Elas variam de acordo com a necessidade da empresa e o programa, mas podem ser testes de inglês, lógica, português ou ferramentas que possibilitem a avaliação de comportamentos e competências, como entrevistas virtuais, análise de vídeos, blog etc.”, sinaliza Halina Matos, consultora de desenvolvimento da DMRH.

Em seguida vêm as fases presenciais, que geralmente se iniciam com as dinâmicas de grupo. “É uma metodologia de avaliação na qual os candidatos são observados trabalhando em grupo e que permite que sejam verificadas maneiras de pensar, agir, relacionar-se, resolver problemas”, estabelece Matos. “A observação dos comportamentos traz evidências concretas do perfil do candidato.”

 

Os sobreviventes às dinâmicas rumam para os painéis de negócios, em que são discutidos cases específicos da organização que oferece o programa. Aqui são testados conhecimentos sobre a área de atuação da companhia. “A presença de gestores da empresa é comum nessa etapa”, salienta a consultora da DMRH.

CD player

Por fim, há as entrevistas individuais com os gestores. Nessas conversas podem ser requisitados ao candidato exemplos de sua vivência que comprovem sua qualificação.

Sandra Cabral, diretora de desenvolvimento da DMRH, lembra-se de um jovem que fizera intercâmbio no exterior e, ao ser perguntado em entrevista sobre o que havia trazido na bagagem, disse: “Um CD player”. Não é, certamente, uma resposta que tenha agradado ao entrevistador.