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Confira cinco dicas para lidar com a desmotivação no trabalho

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 06h00

A chegada em uma nova empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação.

De acordo com o headhunter do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

“Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer”, explica.

Sintomas

Segundo Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance Coaching, o primeiro sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários, participação em reuniões, silêncio e ausência de ideias.

“O profissional desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado negativo de tudo que vê”, explica.

Rangel alerta que os profissionais desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer seriamente sua carreira.

Chefe

Há casos em que as atitudes do chefe também podem gerar desmotivação. “Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados que perdem a motivação pelo trabalho”, diz Rangel.

Segundo a coach Daniela do Lago, o bom líder é aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham motivação. “Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa responsabilidade é do profissional”, diz.

Mantenha-se motivado

- Esteja sempre disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos objetivos da empresa;
- Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas.
- Foque sempre na solução e não no problema.

Hora de sair

Se a situação permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.

“É melhor sair como um excelente profissional, sem deixar cair a performance nem ter a imagem desgastada”, aconselha Marcelo Braga, sócio da Search, consultoria de recrutamento. “Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.”