IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Estudo diz que 32% dos executivos brasileiros não têm plano de carreira

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 06h00

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page revela que 32% dos executivos brasileiros entrevistados não têm plano de carreira na empresa. O estudo foi realizado com 900 profissionais no Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia.

Os brasileiros fizeram a pior avaliação dos planos oferecidos pelas companhias: 26% disseram que a empresa oferece um plano de baixa qualidade.

Os que consideram bom o plano de carreira oferecido somam 38% e apenas 4% acham que os planos são excelentes.

De acordo com Sérgio Sabino, diretor de marketing da Michael Page para a América Latina, a necessidade de expansão com rapidez fez com que muitas empresas deixassem a estruturação de carreira em segundo plano.

“Essa omissão pode ser percebida na insatisfação dos executivos e representa um grande problema para as companhias. Um plano de carreira bem definido ajuda a calibrar a vida profissional e pessoal", afirma.

Colômbia é México têm os maiores índices de satisfação

Para 46% dos colombianos, 40% dos mexicanos, 35% dos argentinos e 34% dos chilenos, os planos de carreira oferecidos pelas companhias instaladas nesses países são excelentes.

Os índices de insatisfação não ultrapassaram 10% em nenhum dos casos. O mesmo vale para os que afirmaram que suas companhias não oferecem plano de carreira.

“Mesmo vivendo um momento importante de crescimento, as empresas da Colômbia e do México mostraram-se mais preocupadas em oferecer um plano de carreira consistente para seus funcionários”, diz Sabino.

Confira 5 dicas para avaliar um plano de carreira

1 - Pergunte a colegas, amigos, conhecidos e pesquise qual o posicionamento que a empresa tem em seu trato com os funcionários em todas as áreas e subdivisões (comercial, administrativo, suporte, corpo diretor);

2 - Na entrevista, questione se a empresa valoriza a meritocracia e se tem planos organizados para garantir que todos serão recompensados da melhor forma possível pelos seus resultados;

3 - Pergunte se há critérios claros e objetivos sobre o que será esperado de você na sua função e sobre como suas metas serão remuneradas. Lembre que nem todas as empresas oferecem remuneração variável, e a recompensa pode vir de outras formas: promoções, novas atribuições e responsabilidades, reestruturação de equipes etc;

4 - Avalie o organograma da empresa, verifique se as posições são claras e objetivas e se o seu caminho de crescimento já tem um esboço desde o início. É importante saber quais são os próximos passos que você deve esperar em sua carreira na empresa;

5 - Descubra se a empresa investe em treinamento.