IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Volks fecha turno da madrugada em última unidade que funcionava 24 horas

Daniel Leite

Do UOL, em Taubaté

06/02/2015 12h58

A fábrica da Volkswagen em Taubaté, a 140 km de São Paulo, vai acabar com o terceiro turno, das 22h às 06h, que foi implementado há 20 anos e onde atuam cerca de 1.700 trabalhadores. Segundo a empresa, a medida é para ajustar a produção à demanda de mercado.

De acordo com o sindicato dos metalúrgicos da cidade, a mudança ocorrerá a partir do próximo dia 14. Na sequência, cerca de 250 trabalhadores entrarão em férias coletivas de 20 dias, a partir do dia 23.

Unidade era última que ainda tinha terceiro turno

O fim do terceiro turno já era previsto pelo sindicato. Essa jornada já foi extinta nas outras três unidades da multinacional no país e era mantida pela Volks apenas em Taubaté.

No começo deste ano o sindicato informou que negociava a manutenção do turno com a multinacional alemã. A entidade afirmou que, após diálogos, a jornada estaria garantida pelo menos até a primeira quinzena de fevereiro.

A planta de Taubaté produz o Gol, Voyage e o Up!, e emprega cerca de 5.000 trabalhadores.

Volks não se pronuncia sobre possibilidade de demissões

O sindicato afirma que não haverá demissões. Questionada a respeito, a empresa não se posicionou, e também não detalhou qual a relação da produção local com a demanda do mercado para justificar o fim do turno da madrugada.

A entidade que representa os trabalhadores informou que a Volks espera economizar R$ 50 milhões com água, luz, alimentação, entre outras despesas. A empresa também teria garantido aos funcionários que conseguirá manter a produção de 850 carros por dia em apenas dois turnos.

Número de licenciamentos caiu

Segundo a Anfavea (associação nacional das montadoras), o número de veículos licenciados em janeiros deste ano foi de 253,8 mil, 18,8% menor em relação ao mesmo mês de 2014, quando atingiu 312,6 mil. Em comparação com dezembro, a queda foi de 31,4%.

Entre as explicações, a Anfavea cita a baixa confiança dos consumidores e a expectativa pelo impacto das medidas de ajuste do governo federal. 

Já a produção de veículos neste mês foi 13,7% menor sobre janeiro do ano passado (204,8 mil contra 237,3 mil unidades).