Dona do Ponto Frio deve indenizar funcionário que usava banheiro sem porta
A Via Varejo, dona das redes de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, foi condenada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Rio de Janeiro a pagar indenização por danos morais a um ex-funcionário, por causa de condições ruins do banheiro no trabalho, que seriam sujos e sem portas. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
O valor da indenização é de R$ 4.979,32, equivalente ao dobro do último salário que recebeu.
O homem trabalhou como ajudante externo entre março de 2007 e setembro de 2013. No processo, ele disse que era obrigado “a fazer suas necessidades fisiológicas em um vestiário sem condições primárias " de higiene e sem porta, tendo que "defecar de cócoras e à frente de seus demais colegas de trabalho".
Na ação, a empresa afirmou que oferecia, no mesmo local, outros banheiros, limpos e com portas, dizendo que o ex-funcionário escolheu usar os banheiros que não haviam sido reformados.
A Via Varejo também afirmou que as más condições do banheiro eram culpa da falta de conscientização e de higiene dos próprios usuários, e que não teria como fiscalizar o tempo todo para "evitar que os próprios empregados e usuários dos banheiros não rabisquem as paredes, não usem de forma inadequada papel higiênico, deem descarga após o uso, entre outros comportamentos mínimos de educação".
O relator do processo, Paulo Marcelo Serrano, levou em conta fotos e o depoimento de testemunhas, para manter a decisão contra a empresa, que já tinha sido condenada anteriormente, em primeira instância.
Em nota, a Via Varejo disse que "pauta suas ações no respeito e na transparência com seus colaboradores, atuando em consonância com a legislação trabalhista. Com relação ao caso em questão, a empresa informa que vai acatar a decisão judicial e adotará as medidas cabíveis".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.