IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aceitou trabalho por salário abaixo de seu valor? Saiba como pedir aumento

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

19/10/2018 04h00

Com as dificuldades em conseguir um emprego, não são raros os casos de profissionais que optam por aceitar uma oportunidade de trabalho recebendo um salário menor. Quem concordou em ganhar menos naquele momento pode voltar a receber mais.

O UOL conversou com a professora da área de gestão de pessoas e coordenadora de curso da FGV (Fundação Getulio Vargas) Anna Cherubina Scofano e com o diretor-geral da consultoria Robert Half, Fernando Mantovani, para dar dicas de como conseguir um aumento ou uma promoção. Confira:

Leia também:

1) Verifique as oportunidades de crescimento

Veja como a empresa funciona e se há possibilidade de crescimento. Sonde com o próprio chefe ou colegas de trabalho. Se há chance de promoção, avalie o que fazer para subir de cargo.

"É preciso saber qual trilha de carreira que você deve seguir, ou seja, quais requisitos preencher para chegar ao cargo que pretende", disse Anna.

Se o foco é virar um coordenador, por exemplo, é preciso ter liderança. Assim, o profissional deve demonstrar essa característica ou desenvolvê-la.

2) Pesquise a situação do mercado em sua área

Como está o mercado de trabalho e quais são os salários de quem ocupa o mesmo cargo que o seu?

"É preciso ver o nível do mercado e se está compatível com o que você está ganhando. Pode ser que o que você recebia no emprego anterior fosse um pouco fora da curva. Se sua empresa paga um salário compatível, dá para começar a pensar no próximo cargo e o que falta para chegar lá", disse Mantovani.

3) Faça bem o seu trabalho

Não adianta querer ganhar mais sem antes mostrar trabalho para os chefes. "O profissional precisa apresentar seu potencial no dia a dia, independentemente de estar ganhando menos. Não é porque tem um salário menor que a qualidade de trabalho tem que ser menor também. Muito pelo contrário", disse Anna.

4) Peça feedbacks para saber em que melhorar

Feedbacks podem ser temidos por muitos profissionais, mas, para garantir um salário maior ou uma promoção, é preciso saber o que os chefes pensam de seu trabalho, segundo Anna.

"Os profissionais trabalham nos pontos em que são fortes e vão deixando os pontos de necessidade de melhorias de lado. Por isso, é importante ter um feedback. Como posso contribuir mais? O que pode ser visto como diferenciação para possíveis promoções? O que tenho de melhorar?".

5) Melhore pontos negativos antes de pedir aumento

Receber um salário maior não costuma ser um processo rápido. Segundo Mantovani, antes de fazer qualquer pedido, o profissional precisa ter certeza de que está atendendo às expectativas dos chefes.

"Não há uma regra para pedir aumento, mas o profissional deve pensar mais no que a empresa espera dele e se há alguma coisa que ele está deixando a desejar. Em um segundo momento, deve questionar sobre os próximos passos da carreira. Se forem feitos só elogios, agradeça e pergunte como pode fazer para ter um aumento."

Segundo o especialista, se o funcionário está cometendo erros ou sabe que pode melhorar, é melhor se aperfeiçoar antes.

6) Deixe o currículo atualizado

Aceitar um salário menor não significa deixar de olhar oportunidades no mercado. "O fato de estar atuando não quer dizer que o profissional não possa estar aberto a outros trabalhos", disse Anna. A dica da especialista é deixar o currículo e as redes sociais profissionais, como o LinkedIn, sempre atualizados.

Segundo Mantovani, se o profissional tentou de todas as formas um aumento, mas não conseguiu e resolveu participar de processos seletivos, ao aceitar um novo emprego, ele deve manter sua palavra. "Se você aceita um novo emprego, pede demissão, mas o chefe faz uma contraproposta e você decide ficar, acaba passando uma imagem ruim para a outra empresa."

Dar feedback é como fazer um sanduíche; entenda

UOL Notícias