IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja como usar app que permite se candidatar a várias faculdades dos EUA

Do Estudar Fora*

23/08/2020 04h00

Quem deseja realizar a graduação nos Estados Unidos, onde estão algumas das melhores universidades do mundo, precisa se familiarizar com o "Common Application". O "Common App", como é informalmente chamado, é um sistema online que permite aos estudantes enviarem suas candidaturas para diversas universidades, sem a necessidade de preencherem diversos formulários ou fazerem várias redações.

O sistema é utilizado para a candidatura a cursos de graduação e para transferências entre escolas. Hoje, é utilizado por 500 universidades e permite ao aluno enviar sua candidatura para até 20. Por isso, de certa forma, ele pode ser considerado uma espécie de Sisu (Sistema de Seleção Unificada) dos EUA.

No "Common Application", os estudantes preenchem informações pessoais e sobre seus resultados acadêmicos e atividades extracurriculares, além de escreverem redações. Isso evita o retrabalho dos candidatos e poupa tempo.

O "Common App" é considerado um critério democratizador da candidatura a universidades nos EUA. Segundo o CEO da organização que gerencia o sistema, a ideia é que ele facilite o processo para os estudantes. Assim, eles podem fazer a sua candidatura ao longo de mais tempo, um pouco por dia, e de maneira mais caprichada.

Segundo o "USNews", atualmente mais de 900 escolas aceitam o "Common App", incluindo algumas universidades que não estão localizadas nos Estados Unidos. E 46,5% dessas instituições não cobram nada do estudante para realizar a candidatura. Ou seja: se você se candidatar a uma universidade por lá, pode usar sua "application" para se candidatar a centenas de outras universidades também, sem custo.

No vídeo a seguir, Laila Parada-Worby, especialista na preparação de candidatos para a graduação fora, mostra o passo a passo para utilizar o Common App:

* O texto "Saiba como usar o Common Application, o "SISU dos EUA", para se candidatar a centenas de universidades do país" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.