PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Empregos e carreiras

Vagas em tecnologia sobem até 671% em SP em 2020; veja cargos em alta

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

29/01/2021 11h59

Um levantamento feito pela Catho, espécie de classificado online de empregos, aponta que a quantidade de vagas oferecidas em áreas de tecnologia disparou no ano passado no estado de São Paulo, passando de 600% para alguns cargos. O home office e a pandemia são os motivos apontados para esse "boom".

Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho, diz que o aumento na procura por profissionais mesmo em meio à pandemia é reflexo da transformação digital que o coronavírus provocou em todo o país.

"Nesta mudança para o digital, o profissional de tecnologia é imprescindível. É ele quem vai conduzir esse processo. Pode ser desde a criação de um site, que irá permitir que lojas físicas se tornem e-commerces, até a otimização e automação de processos internos que possibilitam a eficiência operacional das companhias", afirmou.

A tendência é que o número de vagas oferecidas nas áreas ligadas à tecnologia continue aumentando em 2021,de acordo com o diretor da Catho.

Este movimento não deve terminar num cenário pós-pandemia. É uma tendência que veio para ficar.
Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho

Veja as vagas de tecnologia que mais bombaram no ano passado.

Cientista de dados

  • Alta de 671% em 2020

É uma das áreas com maior destaque, já que o maior ativo das empresas hoje são justamente os dados que elas armazenam, para saber padrões de comportamento de seus clientes. Esse profissional reúne, interpreta e comunica toda informação relevante contida em toneladas de dados que as empresas guardam.

Desenvolvedor.NET

    • Alta de 517% em 2020

    É responsável por planejar, codificar, depurar e testar sistemas utilizando a linguagem .NET, utilizada especialmente em ambiente Windows. Ou seja, participa de todo o ciclo de desenvolvimento de websites e aplicações nessa plataforma.

    DevOps

    • Alta de 460% em 2020

    Atua próximo ao time de desenvolvimento de softwares, ampliando o conhecimento dos desenvolvedores sobre infraestrutura. Na prática, é quem trabalha construindo mecanismos para trazer mais confiabilidade e qualidade para os sistemas.

    Web Developer

    • Alta de 97% em 2020

    Desenvolve o código e o visual de páginas da internet e faz manutenção de sites, definindo linguagens, bancos de dados, armazenamento e atualização de informações.

    Programador ADVPL

    • Alta de 70% em 2020

    ADVPL é uma linguagem de programação que permite a criação de sistemas unificados para funcionários e potenciais clientes. O profissional nessa área faz os códigos, testa os sistemas e executando a manutenção deles, fazendo eventuais correções.

    Empregos e carreiras