IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Esta técnica ajuda a estudar e não esquecer o que aprendeu

Do Estudar Fora*

12/06/2021 04h04

Reter bem as informações durante os estudos é o coração de um bom aprendizado. Mas é também uma das etapas mais complicadas desse processo.

Foi pensando nessa dificuldade comum entre estudantes que, nos anos 40, o professor Walter Pauk, ex-diretor do centro de leitura e estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveu uma das mais conhecidas técnicas de anotações e memorização, o método Cornell.

A técnica é dividida em três etapas, que trabalham sequencialmente a escuta, o entendimento e a reflexão. A partir dessa estrutura, o método Cornell propõe um modelo de anotação dividido em três momentos.

Etapa 1: divida as páginas de anotações em 3 espaços

Cada espaço será destinado a uma das etapas. O método propõe um modelo de divisão, mas você pode adaptá-lo para a forma que for melhor para suas anotações. O importante é garantir que haverá três espaços para as três etapas.

A divisão proposta é a seguinte: do lado superior esquerdo, separe uma parte para anotações rápidas. No superior direito, separe uma parte para os resumos. Na parte de baixo, separe um espaço para as perguntas.

Etapa 2: anotações

No espaço que você separou para as anotações, anote! Podem ser falas durante aulas e seminários, cópia de lousa, citações de livros etc. Essa é a primeira etapa escrita do método Cornell, e consiste em você registrar de forma rápida aquilo que está escutando, vendo ou lendo.

Etapa 3: resumos

No espaço para os resumos, o objetivo é você garantir que entendeu o conteúdo de suas anotações. Nessa etapa, pense no que acabou de aprender e tente resumir com suas próprias palavras esse conteúdo. O exercício é importante para que você fixe o que foi aprendido, pois ele te obriga a analisar atentamente e explicar para você mesmo como reteve a informação.

Etapa 4: perguntas

No espaço para questões, você deve preencher com as possíveis dúvidas ou pensamentos relacionados que teve enquanto fazia os resumos. Esse momento é a hora de você ter certeza de que tem aquele novo conhecimento de forma clara na mente, além de abrir espaço para reflexão e desenvolvimento desse conteúdo.

*O texto "Melhore suas anotações de aulas e estudos usando o método Cornell" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.