IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONU, Banco Mundial e ONGs: 6 voluntariados para turbinar o currículo

Voluntariado ajuda a desenvolver habilidades e incrementar currículo - Reprodução
Voluntariado ajuda a desenvolver habilidades e incrementar currículo Imagem: Reprodução

Do Estudar Fora*

14/02/2022 04h00

O voluntariado pode incrementar o currículo na disputa por vagas no mercado de trabalho e bolsas de estudo em universidades internacionais. A experiência permite ao candidato desenvolver o engajamento e a habilidade de lidar e interagir com pessoas, além de expandir a visão de mundo.

Confira abaixo algumas oportunidades:

Fundação Estudar

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa de voluntariado de parceiros da instituição. São pessoas que levam programas de impacto a sua região de origem e facilitam iniciativas da Estudar pelo Brasil todo.

Os voluntários ganham familiaridade com o protagonismo juvenil e aumentam a rede de contatos. Entre os benefícios está a mentoria, participação em conferências e eventos da fundação.

Youth Voices Brazil, do Banco Mundial

Iniciativa foi idealizada pelo Banco Mundial e visa causar impacto em realidades locais, focando principalmente no combate à pobreza. O processo seletivo para o Youth Voices Brazil busca jovens brasileiros que tenham atitude e pensamento crítico, espírito de liderança e comprometimento com o futuro do Brasil.

Atados

A Atados une pessoas que querem fazer o bem com oportunidades de trabalho voluntário no Brasil. O site filtra atividades de voluntariado de acordo com área de interesse do interessado, região de atuação e questões sociais.

Voluntariado internacional na Aiesec

A iniciativa desenvolvida pela Aiesec leva jovens para fazer trabalho voluntário no exterior, em projetos desenvolvidos por ONGs. Para filtrar oportunidades no site, é necessário preencher informações relativas ao perfil do candidato, formação acadêmica e áreas de interesse.

Durante o período de voluntariado, o jovem assume projetos com grandes responsabilidades, lidando com gestão de crises e gerenciamento de equipes.

Voluntariados da ONU


O programa Voluntários das Nações Unidas (UNV, na sigla em inglês) oferece uma plataforma aberta em que qualquer interessado pode se cadastrar. Uma vez integrado à base de dados, o candidato pode ser contatado caso a ONU ou um de seus parceiros precise de alguém com suas habilidades.

English Opens Doors, do Chile

O English Opens Doors Program é um programa do Ministério da Educação do Chile, com apoio do programa de desenvolvimento das Nações Unidas.

O programa busca estrangeiros com bom domínio da língua inglesa para dar aulas de inglês a alunos chilenos do ensino fundamental e médio.

São experiências com duração de aproximadamente quatro meses, muitas vezes em cidades menos conhecidas do país, mas que trazem a experiência de viver fora do Brasil, aliado à prática do inglês e da educação.

O texto "Voluntariado para enriquecer o currículo? Confira 7 oportunidades no Brasil e exterior" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.