IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Microsoft lança programa com cursos grátis e vagas em tecnologia no Brasil

Ao todo, serão oferecidos mais de 20 cursos na área de tecnologia, todos gratuitos e com certificação - Getty Images
Ao todo, serão oferecidos mais de 20 cursos na área de tecnologia, todos gratuitos e com certificação Imagem: Getty Images

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

26/03/2022 04h00Atualizada em 28/03/2022 09h24

A Microsoft lança neste sábado (26), a partir das 9h, o Microsoft Conecta+, um programa para oferecer capacitação em tecnologia e estabelecer uma conexão entre pessoas que estão em busca de emprego e vagas disponíveis. O objetivo, segundo a empresa, é apoiar os brasileiros na capacitação profissional e fazer uma ponte entre este público e as oportunidades de trabalho na área.

Ao todo, serão mais de 20 cursos na área de tecnologia, todos gratuitos e com certificação. A maior parte do treinamento — 300 horas — estará disponível de forma "on demand", podendo ser acessado a qualquer hora pelo aluno. Outras 180 horas correspondem às aulas ao vivo e em português, que deverão atender mais de 80 mil pessoas de abril a junho de 2022, ainda de acordo com a Microsoft.

Os cursos são divididos em três grandes temas, nos níveis básico, intermediário e avançado. São elas:

  • Microsoft Azure: reúnem conceitos básicos de computação em nuvem e inteligência artificial;
  • Business Applications: abordam conceitos de CRM (Gerenciamento da Relação com o Cliente, na sigla em inglês) e ERP (Sistema de Gestão Integrado), que são usados para ajudar na tomada de decisões gerenciais e melhorar os resultados administrativos e financeiros das empresas;
  • Segurança: trazem conceitos de computação em nuvem e segurança, explicando como proteger as organizações e responder a eventuais incidentes e ciberataques, por exemplo.

Quem participar de qualquer um dos cursos de capacitação poderá se cadastrar no Modern Talent Hub, um portal onde aqueles que estão em busca de um emprego ficarão visíveis para as empresas que fazem parte do ecossistema da Microsoft e têm vagas disponíveis.

Ao UOL, a Microsoft Brasil informou que mais de 30 companhias já firmaram parceria para integrar o programa, incluindo Algar Telecom, Baymetrics Tecnologia, Dedalus Prime, K2M Soluções e Telefônica Brasil. Mas a lista é dinâmica, uma vez que mais empresas devem começar a fazer parte do projeto nos próximos meses.

"O que a gente quer é formar o maior número de pessoas possível e conectá-las com empregos reais, que já existem no mercado hoje", explicou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, em entrevista ao UOL. "É imperativo que, num mundo com desemprego e ainda sofrendo todo esse impacto da pandemia da covid-19, a gente faça algo de porte."

De abril a junho, a gente espera treinar e se conectar com 100 mil pessoas, e empregar mais de 10 mil pessoas. Nosso objetivo é que mais empresas se juntem a nós, para que a gente possa ter dezenas de milhares de vagas. (...) A gente sabe que a dor do brasileiro é o emprego, e a dor do meu setor é a falta de profissional qualificado. Nós acreditamos que vamos fechar esse círculo e trazer um impacto positivo para a sociedade brasileira.
Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, ao UOL

Para se inscrever, basta ter a partir de 16 anos e se interessar pela área de tecnologia. Os detalhes sobre como participar serão divulgados às 9h deste sábado (26), em transmissão ao vivo pelo canal da Microsoft Brasil no YouTube.