IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Conheça principais modalidades

Ponte Golden Gate, em San Francisco: veja como fazer para estudar nos EUA e como escolher entre costa leste ou oeste - diegograndiqGetty Images/iStockphoto
Ponte Golden Gate, em San Francisco: veja como fazer para estudar nos EUA e como escolher entre costa leste ou oeste Imagem: diegograndiqGetty Images/iStockphoto

28/08/2022 04h00

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Uma pesquisa internacional em 2021 mostrou que o Brasil ocupa a 9ª posição entre os mais de 1 milhão de alunos sem cidadania estadunidense estudando no país. Portanto, quando a matéria é intercâmbio nos EUA, quais são os passos fundamentais? O que fazer para conseguir visto e como funciona o sistema de ensino?

Assim como em qualquer tipo de intercâmbio, é necessário decidir qual a modalidade desejada logo de início. Há intercâmbio de inglês, para aperfeiçoamento do idioma, períodos de seis meses a um ano em intercâmbio universitário, ou mesmo cursos completos, de graduação e pós. O processo necessário para fazer faculdade no país é diferente de um intercâmbio nos EUA de curta duração, por exemplo.

Depois de definir o programa que interessa ao estudante, é necessário verificar qual visto deve ser solicitado e como fazê-lo. Caso o aluno embarque para o país com uma agência, tais informações já serão conhecidas desde o início. Em outros casos, deve-se conferir os dados disponibilizados pelo consulado e verificar as exigências do país.

Confira os aspectos principais de cada opção de intercâmbio nos EUA e saiba qual deles se encaixa melhor.

Intercâmbio nos EUA - High School

O intercâmbio de high school, em que o aluno cursa parte do ensino médio no exterior, é uma modalidade que não para de crescer. Alguns estudantes conseguem bolsas de estudo no high school, outros aderem a agências para auxiliar nesse processo.

O modelo de ensino nos EUA é bastante flexível e, por este motivo, os alunos têm liberdade para escolher disciplinas com as quais tenham mais afinidade. É possível, por exemplo, estudar antropologia, direito constitucional e astronomia. á que os alunos têm a possibilidade de escolher as matérias que querem estudar, as turmas acabam sendo menores, o que facilita bastante o aprendizado.

A brasileira Marina Schor fez intercâmbio em um high school estadunidense por seis meses, no primeiro ano. Ela percebeu que as aulas nas escolas norte-americanas mais interativas e dinâmicas que nas brasileiras. Lá, o aluno é instigado a participar o tempo todo a expor sua opinião e participar de discussões. "Não tem aquela coisa de palestra, em que o professor fala e todo mundo só escuta. Lembro de participar de vários debates de livros e de assuntos variados, principalmente nas aulas de inglês", relembra.

Graduação nos Estados Unidos

Se o desejo é fazer a graduação nos EUA, o aluno deve passar por um processo seletivo complexo, chamado de application. Para montar um bom application, é essencial que se consiga balancear os estudos com atividades extracurriculares que demonstrem um perfil de liderança e proatividade. Boas notas no Ensino Médio e nos exames padronizados contam bastante. Um exemplo é o engajamento em trabalhos voluntários que tenham a ver com seus interesses e planos.

Como o ex-bolsista do Ciência Sem Fronteiras Peirol Gomes comenta, há diversas dicas para tornar o intercâmbio nos EUA mais barato, e aproveitá-lo ao máximo. Comprar em lojas refurbished, por exemplo, é um dos "truques" de Peirol: "Refurbished são lojas em que os produtos tiveram algum defeito, foram devolvidos para fábrica para conserto e agora são vendidos por um preço abaixo do comum. Comprei meu tablet pelo refurbished, ele veio em perfeitas condições, funciona normalmente e ainda economizei 70 dólares". Ele reuniu alguma dessas indicações em uma cartilha completa, do My CsF.

Mestrado e MBA nos Estados Unidos

O brasileiro Lucas Giannini, economista de formação que se graduou na Universidade de São Paulo, cursa o MBA em Stanford, somado ao mestrado. Logo cedo, no começo da faculdade, ele colocou na cabeça que queria se internacionalizar e foi longe, passando pela Espanha, pela França e vivendo nos Estados Unidos. Ele explica que, nesse nível de formação, o processo seletivo tem outro perfil.

Como os candidatos têm mais anos de experiência e já estão inseridos no mercado, os examinadores conseguem balancear fatores ligados ao sucesso acadêmico e ao trabalho na hora da seleção. "Essas escolas buscam o seu potencial e querem ver aonde você vai chegar. Uma parte disso vem do que você já conquistou".

Nas cartas exigidas no processo de candidatura, é necessário demonstrar um perfil de liderança e, claro, explicar quais os planos futuros. "É a ideia deles: o passado é apenas uma parte da promessa. A outra é o que você espera fazer no futuro".

Costa Leste ou Oeste?

Embora suas universidades de ponta estejam bem distribuídas pelo território, as proporções continentais do país fazem com que a experiência de quem vai para a Costa Leste ou Oeste dos Estados Unidos seja dramaticamente diferente.

A Costa Leste - mais cult, mais fria e onde se concentram as Ivy Leagues (mais tradicionais instituições do ensino do país) - é um centro para quem deseja estudar temas como moda, mercado financeiro e políticas públicas. Universidades como o MIT, Harvard e Columbia ficam na costa leste.

Já a Costa Oeste, muito marcada pela presença do Pacífico e com forte influência de um estilo de vida ao ar livre, concentra os estudantes apaixonados por tecnologia, indústrias criativas e engenharias. Ela abriga instituições como Stanford, University of California, Berkeley e Caltech.

A decisão, então, pela Costa Leste ou Oeste dos Estados Unidos, é muito pessoal. Descubra aqui quais são as principais diferenças entre a vida de estudante nos dois destinos e entenda qual combina mais com suas preferências e prioridades.

Desfazendo mitos sobre intercâmbio nos EUA

"Enquanto sonhava em fazer faculdade nos EUA, durante muito tempo carreguei duas imagens bem caricatas de como seria a minha experiência universitária", relembra Carolina Lyrio, carioca que realizou sua graduação na Universidade de Duke.

Segundo ela, as duas imagens mentais que tinha — a de festas com meninas maquiadas e garotos engomadinhos, ambos com sorrisos lindos no rosto e copos vermelhos nas mãos, e a de alunos em um café ou biblioteca, com livros, cafés e computadores esparramados, envolvidos em um debate intelectual com jeito de briga para quem via de fora — realmente aconteceram em diferentes ocasiões.

Mas os seus quatro anos não foram só isso: o período reservou muitas surpresas para quem estava esperando a reprodução exata de cenas de filme. Neste texto para o Estudar Fora, Carolina compartilha algumas surpresas que a marcaram durante sua graduação nos Estados Unidos.

*O texto "Como fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Conheça principais modalidades!" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.