IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irlanda dá bolsas de R$ 145 mil por ano para mestrado e doutorado

Castelo de Blarney, na Irlanda: Para se candidatar, é preciso ter concluído um curso de graduação em qualquer área e demonstrar bom desempenho acadêmico - Getty Images
Castelo de Blarney, na Irlanda: Para se candidatar, é preciso ter concluído um curso de graduação em qualquer área e demonstrar bom desempenho acadêmico Imagem: Getty Images

Do Estudar Fora*

02/10/2022 04h00

Sonha em estudar na Irlanda? Estão abertas até o meio-dia de 20 de outubro as inscrições para o programa Government of Ireland Postgraduate Scholarship Program. As bolsas do governo da Irlanda são uma iniciativa do ministério de educação do país.

O programa oferece a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa no país, acompanhado de um supervisor, na área de interesse do selecionado. Candidatos de todas as áreas são elegíveis. As bolsas têm duração de um ou dois anos para mestrado, e três ou quatro anos para doutorado.

O que as bolsas incluem

O valor máximo da bolsa é de 27.500 euros por ano, ou R$ 145.391,24. Esse valor inclui 18.500 euros por ano para manutenção no país e até 5.750 euros para os valores da anuidade do curso. Os selecionados também podem solicitar um valor de até 3.250 euros para seu projeto de pesquisa.

Para se candidatar, é preciso ter concluído um curso de graduação em qualquer área e demonstrar bom desempenho acadêmico.

Também é necessário que os programas de estudo dos candidatos sejam em período integral, e que eles morem na Irlanda pela duração da bolsa — ou seja, durante todo seu período de estudos, que pode ser de até 4 anos. Os brasileiros devem se candidatar na categoria 2, voltada a estudantes não europeus.

Como se candidatar para as bolsas do governo da Irlanda

Os candidatos devem conferir os Termos e Condições antes de iniciar sua candidatura. É necessário que eles já tenham concluído a graduação com bom desempenho, e que enviem uma candidatura online incluindo histórico acadêmico e diplomas já obtidos.

Como parte do processo, os candidatos também deverão enviar um projeto de pesquisa e indicar um supervisor na Irlanda. Deverão também indicar duas pessoas que poderão escrever cartas de recomendação para ele diretamente ao governo da Irlanda. Mais informações, bem como formulários que devem ser preenchidos para candidatura e pelos supervisores, podem ser vistos na página oficial da bolsa.

As inscrições são feitas por meio do site do Conselho de Pesquisa da Irlanda e vão até o dia 20 de outubro, ao meio-dia, mas o prazo para o envio de alguns documentos (como as cartas de recomendação) é um pouco maior. Confira as dúvidas mais frequentes aqui.

*O texto "Governo da Irlanda dá bolsas integrais para mestrado e doutorado no país" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.