IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Concurso da Receita: Como se preparar? O que estudar? Veja dicas

Concurso da Receita Federal, um dos mais esperados, exige preparação em alto nível - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Concurso da Receita Federal, um dos mais esperados, exige preparação em alto nível Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2023 04h00

Vai prestar o concurso da Receita Federal? Ao todo, são oferecidas 699 vagas, sendo 230 para auditor fiscal e 469 para analista tributário. Mas como se preparar para passar e conquistar a tão sonhada vaga?

De acordo com especialistas ouvidos pelo UOL, o concurso —tanto para o cargo de auditor fiscal como para o de analista tributário— exige uma preparação em alto nível.

As provas objetiva e discursiva devem ser realizadas em 19 de março de 2023 em todas as capitais do país.

Veja como se preparar para o concurso da Receita:

  • Faça uma leitura minuciosa do edital, onde estão descritos todos os conteúdos, quantidade de questões, etapas do certame e critérios de avaliação.
  • Escolha os métodos de estudo que mais se adequam ao seu perfil. Há cursos preparatórios focados na Receita Federal, apostilas, livros digitais (PDFs), aplicativos de questões, videoaulas, simulados e até lives no YouTube, entre outros.
  • Organize uma rotina diária, separando em sua agenda um tempo para dedicar exclusivamente aos estudos. "Crie formas de aproveitar todos os momentos disponíveis para estudar. Tente, por exemplo, acordar uma hora mais cedo, dormir uma hora mais tarde, almoçar em 20 minutos e estudar nesses períodos", diz Viviane Rocha, professora de Planejamento Estratégico de Estudos na Central de Concursos.
  • Defina metas diárias de estudos. "Isso vai ajudar na criação de senso de urgência e na manutenção da regularidade e da consistência dos estudos até o dia da prova", diz Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concursos e auditor fiscal da Receita Federal.
  • A preparação envolve um bom material para estudar e um planejamento eficiente, incluindo um plano de estudos para conseguir ver a tempo todo o conteúdo.

O concurso da Receita Federal requer um bom tempo de estudo, geralmente acima de um ano e meio, dois anos, para se ter êxito.
Alexandre Meirelles, coordenador das carreiras fiscais do Gran Cursos Online e auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo

O candidato deve se preparar para as rotinas de estudo e não encarar isso como algo penoso. Tem de fazer desse processo algo alegre e divertido, lembrando que é ele que fará o candidato alcançar seu grande sonho de ser funcionário público.
Viviane Rocha, da Central de Concursos

Como e o que estudar:

  • Quanto menos tempo disponível de estudo, mais disciplina o candidato deve ter.
  • Comece estudando as disciplinas básicas, como Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Contabilidade e Língua Portuguesa. Depois, incorpore as outras disciplinas. No concurso de auditor fiscal, são 17 disciplinas; no de analista tributário, são 11.
  • Priorize os materiais escritos (PDFs) em vez das videoaulas, pois eles têm o poder de consolidar mais conhecimento, exigindo menos tempo de dedicação, segundo Bezerra.
  • Resolva questões de concursos anteriores, para conhecer o estilo das perguntas da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso.
  • Faça simulados para testar seus conhecimentos e para se colocar em uma situação de prova. "Eles são fundamentais para a preparação, pois ajudam a verificar se a teoria estudada está em dia e funcionam como treino para o dia do concurso, desenvolvendo ritmo de resolução de questões, além de controlar o tempo na prova", diz Viviane.
  • Faça revisões. Para isso, reveja materiais sintéticos, como resumos ou mapas mentais. Isso facilita a memorização dos conteúdos.
  • Uma técnica de estudo muito utilizada é o ciclo de estudos, por meio do qual se estuda blocos de disciplinas. Em vez de estudar uma única matéria continuamente, alterne de cinco a seis disciplinas durante a semana, por exemplo.

É preciso ter acesso a materiais de qualidade. É assim que milhares de concorrentes vão se preparar. Então, é bem difícil ser competitivo com materiais básicos de internet. Isso não será o suficiente.
Alexandre Meirelles, do Gran Cursos Online

Resolvendo muitos exercícios, o candidato já tem uma noção muito boa do que esperar no dia da prova. A compreensão dos conteúdos e a repetição [revisão] é que vão fazê-lo lembrar dos assuntos estudados na hora de resolver as questões.
Bruno Bezerra, do Estratégia Concursos

Confira as matérias mais importantes:

  • O candidato não pode zerar em nenhuma disciplina e ainda tem que acertar, no mínimo, 50% em cada uma delas, diz Viviane.
  • Meirelles diz que é a primeira vez que as disciplinas estão bem distribuídas, sem matérias com um número muito maior de questões que outras, e todas também têm o mesmo peso (peso 1).
  • Algumas matérias têm um conteúdo maior, que demanda mais tempo de estudo, mas possuem o mesmo número de questões que outras matérias menores, como é o caso de Contabilidade Pública para o cargo de auditor.
  • As disciplinas específicas, além de aparecerem na prova objetiva, também vão aparecer nas questões discursivas (dos dois cargos), que serão muito relevantes na nota final.
  • Para quem concorrer ao cargo de analista tributário, a recomendação é dedicar mais tempo às disciplinas Direito Constitucional, Administrativo e Tributário e Legislação Tributária.
  • Já para o cargo de Auditor, a dica é focar também nas disciplinas da área de Direito, nas Legislações Tributária e Aduaneira e Comércio Internacional.
  • A parte discursiva para auditor representa cerca de 30% da prova, enquanto para analista é de cerca de 17% a 18%, e será determinante na classificação. "Para ir bem nessas questões, além de saber bem o conteúdo, o candidato também deve responder de acordo com a estrutura que está no edital e entender também como é feita a cobrança desse tipo de questão com base nas provas anteriores", diz Meirelles.
  • Na segunda etapa do concurso, a prova discursiva terá duas questões discursivas, cada uma valendo 30 pontos (para auditor fiscal). Matérias que poderão ser abordadas nas questões discursivas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Legislação Tributária, Legislação Aduaneira e Comércio Internacional.
  • Já para o cargo de analista tributário, a etapa será constituída de uma questão discursiva, valendo 30 pontos. Matérias que poderão ser abordadas nas questões discursivas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação Aduaneira.

Os especialistas dizem que este concurso é esperado há dez anos.

"Um ponto positivo de se estudar para um concurso desse porte é que o candidato aproveita o estudo para outras provas. Em 2023 haverá diversos outros concursos da área fiscal, tanto de fiscos estaduais quanto de fiscos municipais, com remuneração geralmente acima de R$ 20 mil", declara Meirelles, do Gran Cursos Online.

Foram ouvidos os seguintes especialistas nesta reportagem:

  • Alexandre Meirelles, coordenador das carreiras fiscais do Gran Cursos Online e auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo.
  • Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concursos e auditor fiscal da Receita Federal.
  • Viviane Rocha, professora de planejamento estratégico de estudos na Central de Concursos.