Vendas online movimentam R$ 6,8 bilhões em transações na Black Friday
Um levantamento realizado entre meia-noite de quinta-feira (28) até às 12h59 deste sábado (30), os e-commerces já registraram mais de R$ 6,8 bilhões em transações no final de semana de Black Friday, com um ticket médio de R$ 563,49 — redução de apenas 0,6% frente a 2023. Em comparação ao último ano, o faturamento teve um aumento de 9,2%. Houve também alta no volume de pedidos, que atingiu 12,1 milhões, 9,8% maior que o mesmo período do ano passado. O levantamento é da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust.
O que aconteceu
Plataforma monitora vendas do e-commerce na Black Friday. Dados mostram um aumento no faturamento e alta no volume de vendas em comparação com o ano anterior.
Queda no número de golpes. Segundo informações disponibilizadas pela plataforma, até meio-dia deste sábado, o comércio eletrônico já registrou cerca de 17,8 mil tentativas, totalizando R$ 27,6 milhões em golpes evitados. O valor representa uma queda percentual de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre as categorias mais visadas para os golpes foram: instrumentos musicais (4,02%), games (2,77%), informática (2,03%), acessórios eletrônicos e celulares (ambos com 1,74%) e eletrônicos (1,65%).
Registramos um crescimento expressivo na Black Friday deste ano em relação ao anterior, com aumento tanto no faturamento quanto no volume de pedidos. No campo das fraudes, embora haja uma redução proporcional, os números ainda são altos, exigindo atenção redobrada e vigilância contínua, especialmente neste final de semana. É importante destacar que ticket médio das fraudes se mantém alto, sendo três vezes maior ao dos pedidos legítimos, o que evidencia a busca dos fraudadores por vantagens maiores.
Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale
Eletrodomésticos e eletrônicos são os produtos mais vendidos. Os produtos mais vendidos no período, de acordo com a plataforma, foram: eletrodomésticos (16,8%), eletrônicos (11,5%), telefonia (10,1%), moda e acessórios (7,0%) e ar e ventilação (6,6%).
Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado. No e-commerce, os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito (61,6%), seguido por PIX (25,8%), boleto bancário (8,6%) e outros (4%), que incluem e-wallets, cashback, débito e vales.
Mulheres compram mais. Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (50,4%), seguido por homens (49,6%). Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,2%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,4%), acima de 51 anos (18%) e até 25 anos (9,3%).
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