Seguro D&O é uma sigla em inglês para diretores e conselheiros (Directors and Officers): "é o seguro que ampara a falha de todos aqueles que têm poder de gestão naquela empresa", explicou Silvia. E pode ser contratado por qualquer tipo de empresa, de qualquer atividade econômica ou porte, pública ou privada, listada em bolsa de valores ou não.
Seguro E&O é a sigla em inglês para erros e omissões e cobre danos causados a terceiros em decorrência de ações e omissões involuntárias no desempenho das atividades profissionais do segurado. O E&O pode ser contratado tanto pela empresa quanto por profissionais.
"São produtos que se complementam. Se a empresa tiver os dois seguros, ela vai estar amparada nas duas pontas", explicou Silvia. "D&O e E&O são coberturas muito importantes do custo de defesa que envolve advogados", completou Isabel. Conforme o valor definido na apólice, o cliente pode escolher o escritório de advocacia que desejar. Para a contratação dessas modalidades, a seguradora analisa se a empresa faz uma boa gestão de riscos e verifica a situação financeira.
Gloria Vanique ponderou que "só quem tem a responsabilidade de tomar decisões que envolvem riscos sabe o peso, e muitas vezes a angústia que dá, na hora de tomar a decisão", por outro lado "o excesso de autoconfiança pode fazer dar aquela escorregada". E Silvia destacou que "o princípio da responsabilidade civil é amparar uma reclamação de um terceiro por um dano causado pela empresa".