Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Sompo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Outubro de 2024

Decisões seguras

E&O e D&O: entenda os benefícios dos seguros de responsabilidade civil

oferecido por Selo Publieditorial Reprodução

"Como os líderes podem ser respaldados na tomada de decisões?".Para falar desse tema e dos tipos de seguros disponíveis, a apresentadora Gloria Vanique recebeu Silvia Gadelha, Superintendente de Financial Lines & Casualty; e Isabel Willig, Diretora Jurídica, ambas especialistas da Sompo.

A segunda temporada do videocast aborda ferramentas que ajudam as empresas a crescerem em tempos econômicos desafiadores. No quarto episódio, as convidadas explicaram os dois tipos de modalidades de seguros que cobrem a responsabilidade civil: E&O para profissionais; e o D&O para conselheiros, diretores e administradores de empresas.

Assista ao quarto episódio do SompoCast:

Acompanhe a 2ª Temporada do SompoCast em todas as plataformas

Seguro D&O é uma sigla em inglês para diretores e conselheiros (Directors and Officers): "é o seguro que ampara a falha de todos aqueles que têm poder de gestão naquela empresa", explicou Silvia. E pode ser contratado por qualquer tipo de empresa, de qualquer atividade econômica ou porte, pública ou privada, listada em bolsa de valores ou não.

Seguro E&O é a sigla em inglês para erros e omissões e cobre danos causados a terceiros em decorrência de ações e omissões involuntárias no desempenho das atividades profissionais do segurado. O E&O pode ser contratado tanto pela empresa quanto por profissionais.

"São produtos que se complementam. Se a empresa tiver os dois seguros, ela vai estar amparada nas duas pontas", explicou Silvia. "D&O e E&O são coberturas muito importantes do custo de defesa que envolve advogados", completou Isabel. Conforme o valor definido na apólice, o cliente pode escolher o escritório de advocacia que desejar. Para a contratação dessas modalidades, a seguradora analisa se a empresa faz uma boa gestão de riscos e verifica a situação financeira.

Gloria Vanique ponderou que "só quem tem a responsabilidade de tomar decisões que envolvem riscos sabe o peso, e muitas vezes a angústia que dá, na hora de tomar a decisão", por outro lado "o excesso de autoconfiança pode fazer dar aquela escorregada". E Silvia destacou que "o princípio da responsabilidade civil é amparar uma reclamação de um terceiro por um dano causado pela empresa".

Benefício Corporativo

Mesmo os melhores profissionais estão susceptíveis a cometer erros ou receber reclamações formais e públicas sobre o resultado de seu trabalho. Notícias ligadas a omissões ou erros administrativos aparecem na imprensa e podem envolver temas ambientais, trabalhistas, tributários e fraudes de todo o tipo. Essa repercussão negativa acaba prejudicando a reputação da empresa e dos profissionais envolvidos. Por isso, algumas companhias passaram a oferecer os seguros D&O e E&O como benefícios para atração e retenção de talentos.

Outro exemplo importante é reflexo da complexidade do sistema tributário brasileiro. Erros em pagamentos de impostos são comuns, mas podem ter implicações criminais. "O profissional precisa estar atento àquilo que vai gerenciar, quais responsabilidades vai assumir e qual é a preocupação da empresa com relação a isso", avalia a diretora jurídica da Sompo.

Veja os outros episódios de SompoCast

Reprodução

Seguro Garantia

Episódio 1

Ler mais
Reprodução

Pessoas e resultados

Episódio 2

Ler mais
Divulgação

Agro protegido

Episódio 3

Ler mais
Topo