Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

G

G-7

É o nome dado à reunião períodica (três vezes por ano) dos sete países mais ricos do mundo: Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Inglaterra, Itália e Canadá, mais a Rússia. O objetivo de discutir assuntos relevantes e decidir, se for o caso, uma ação

Garantias

São exigidas no mercado de capitais por se tartar de operações com risco de perda de capital. As bolsas de valores fixam parâmetros que devem ser cumpridos, para que os riscos de inadinplência sejam totalmente eliminados. Dependendo das modalidades operacionais, as garantias podem variar entre depósito em moeda corrente, carta de fiança bancária, títulos públicos e privados, etc.

General Agreement on Tariffs and Trade - GATT

General Agreement on Tariffs and Trade (GATT), tratado multilateral de comércio internacional firmado em 1947. O GATT rege-se por três princípios básicos : tratamento igual, não discriminatório para todas as nações comerciantes redução de tarifas por meio de negociações e eliminação das cotas de importação.

Gestão ativa

Gestão onde os investimentos do fundo são administrados com o objetivo de obter uma performance superior a um determinado benchmark.

Gestão passiva

Gestão onde os investimentos do fundo são administrados com o objetivo de acompanhar um determinado benchmark.

Go-around

É um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda. Pode haver aviso desses leilões por tele

Grace period

Prazo de carência. Período durante o qual uma conta pode ser paga sem incorrer em penalidades, mesmo depois de vencida. Período de carência.

Grupamento

Também conhecido como agrupamento de ações. O número de ações em poder do público diminui, sem alterar a participação do acionista no capital da empresa. Essa prática é utilizada para ajuste do valor nominal das ações.

UOL Cursos Online

Todos os cursos