Inflação no Brasil e nos EUA movimentam os mercados hoje; veja destaques |
|
Bom dia, investidores, Veja quais são os destaques desta quarta-feira (10): - IBGE divulga o IPCA de março
- CPI mostra como está inflação nos Estados Unidos
- Ata do FOMC mostra para onde vão juros americanos
IBGE divulga o IPCA de março- Hoje (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março.
- O dado é bastante aguardado pelo mercado porque pode determinar o rumo dos cortes de juros pelo Banco Central nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
- O mercado espera uma desaceleração do IPCA em março, depois de uma alta de 0,83% em fevereiro.
- Caso a inflação se mostre resiliente, especialmente no setor de serviços, o BC pode decidir encerrar ou diminuir a magnitude dos cortes nos juros.
CPI mostra como está inflação nos Estados Unidos- Também hoje, o Departamento de Trabalho dos EUA divulga o seu índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).
- Como no Brasil, esse dado influi diretamente na taxa de juros do país e é esperado pelo mercado para tentar prever como o Federal Reserve (Fed) se comportará nas próximas reuniões.
- A expectativa é a de que se inicie um ciclo de cortes nos juros, mas os dados da inflação mostrarão se ele começará ainda em junho ou se ficará para o segundo semestre.
Ata do Fomc mostra para onde vão juros americanos- Falando em juros nos EUA, hoje teremos também a divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).
- O documento é importante porque explicará em detalhes decisão do Fed de manter os juros no patamar atual. E também pode trazer pistas de como a instituição enxerga o momento atual da economia.
- Antes otimista, o mercado tem reduzido as expectativas de grandes cortes em 2024 por conta da força dos dados econômicos do país.
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na terça-feira (9): - Dólar: -0,47%, a R$ 5,007
- B3 (Ibovespa): 0,8%, aos 129.890,37 pontos
Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. PUBLICIDADE | | |