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Cidade do Ouro está perdendo o brilho porque queda do petróleo atinge compradores em Dubai

Eddie van der Walt

30/04/2015 14h17

(Bloomberg) - O histórico mercado de Dubai, que se autodenomina Cidade do Ouro, agora está mais para cidade fantasma.

Nas ruas e nos becos cobertos por tetos para proteger do forte sol do deserto os que passam olham as vitrines, mais de 300 lojas vendem tudo, de lingotes a joias beduínas. O Mercado Árabe do Ouro de Dubai se tornou um dos maiores do seu tipo, oferecendo o metal precioso sem impostos, enquanto a riqueza petroleira do Golfo Pérsico se multiplicava nas últimas décadas.

Agora, como o desmoronamento do petróleo bruto está desacelerando as economias no Oriente Médio, ficou mais difícil encontrar compradores para o ouro. A demanda pelo metal está diminuindo na região, e Dubai observou uma queda no número de certos visitantes. Os lojistas dizem que as vendas estão despencando porque os turistas árabe-sauditas e russos têm menos dinheiro para gastar. Os vendedores oferecem descontos pelo ouro que, há dois anos, faturava um prêmio.

"O mercado está morto", disse Jeffrey Rhodes, que passou 27 anos no setor do ouro de Dubai e fundou a Rhodes Precious Metals Consultancy DMCC, em entrevista por telefone, no dia 21 de abril. "Não há uma demanda real aqui".

Menos gastos

Os preços mais baixos do petróleo e a agitação política no Oriente Médio e na Rússia estão prejudicando o turismo em Dubai. Como o petróleo bruto Brent caiu 43%  desde o pico atingido em junho, a receita do petróleo está despencando para os maiores produtores do mundo. A Rússia está caminhando para a recessão e sua moeda desabou, e a Arábia Saudita está prestes a registrar o crescimento econômico mais lento desde 2009.

As viagens de compras do Oriente Médio "diminuíram em quantidade e em tempo, e os turistas estão gastando menos", disse Gerhard Schubert, fundador da Schubert Commodities Consultancy DMCC e membro do comitê de fornecimento responsável do Dubai Multi Commodities Centre (Centro de Commodities Múltiplas de Dubai), em entrevista por telefone, de Dubai, no dia 28 de abril. "Isso vai ficar ainda pior depois do Ramadã, durante o feriado do Eid al-Fitr, quando milhões de sauditas costumam vir. Tenho certeza de que os números vão cair neste ano".

A demanda do Oriente Médio pelo metal caiu 23% em 2014, a maior queda em pelo menos quatro anos, mostram dados da Metals Focus, empresa de pesquisa com sede em Londres. A quantidade de turistas russos em Dubai caiu 36%  em fevereiro, de acordo com um relatório publicado em março pelo jornal The National que citava estatísticas aeroportuárias.

Preocupação geral

"Ainda estamos sobrevivendo, mas todos estão preocupados com o futuro", disse Mohammed Hammoodi Hashim, diretor administrativo da Dijllah Jewellery FZCO, que vende joias e barras de ouro no atacado. Ele disse que um quilograma de ouro em barra em Dubai neste mês custa 20 centavos de dólar por onça a menos do que o preço à vista em Londres, um sinal de que a demanda pelo metal está fraca, em comparação com um prêmio de US$ 1,50 em 2013. A onça de ouro faturou US$ 1.198,82 em Londres na quinta-feira.

A queda no mercado do ouro em Dubai é temporária, de acordo com Mohammed Alashrafi, que dirige quatro lojas no mercado árabe como proprietário da Sama Al Khaleej Gold Jewellery Trading LLC. Ele está no processo de abrir outra loja para os consumidores do Golfo Pérsico.

"As coisas vão melhorar de novo", disse Alashrafi. "O mercado na região fica quieto, de tempos em tempos, mas nunca morre".

Falta de interesse

Outras partes do setor estão expandindo. A Kaloti Precious Metals, refinaria de ouro, pretende abrir uma fábrica em Dubai no fim deste ano com capacidade para processar anualmente 1.400 toneladas do metal.

A falta de interesse no ouro vai além do mercado físico. As transações nos futuros do metal precioso na bolsa de metais da cidade são as menores em 19 meses, e os contratos mudaram de mãos em média 1.136 vezes durante os últimos 15 dias.

"Estamos sendo prejudicados pelos preços mais baixos do petróleo e pela redução do turismo", disse Chandu Siroya, vice-presidente do conselho da Dubai Gold and Jewellery Group, em entrevista por telefone, de Dubai, no dia 28 de abril. "Este ano vai ser duro".