Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fundecitrus descobre proteção a laranjais nas goiabeiras

Fabiana Batista

03/07/2018 15h06

(Bloomberg) -- Em visita a pequenos laranjais no Vietnã, pesquisadores brasileiros perceberam que as árvores que cresciam perto de pés de goiaba tinham baixa incidência de greening, a mais severa doença dos pomares de laranja.

A descoberta foi a base para a criação dos primeiros pés de laranja transgênicos do Brasil resistentes à doença. As plantas estão quase prontas para sair dos laboratórios e estufas para testes em fazendas experimentais no Estado de São Paulo, informou Nelson Arno Wulf, coordenador de biotecnologia do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), instituto de pesquisa patrocinado pela indústria de suco de laranja do país. O instituto está desenvolvendo as plantas geneticamente modificadas.

Os pesquisadores concluíram que as goiabeiras emitem um cheiro específico que aparentemente afasta o psilídeo asiático, o minúsculo inseto que transmite a doença. As laranjeiras produzem esse odor, mas em quantidades bem pequenas, disse o pesquisador em entrevista por telefone de Araraquara. O Fundecitrus usou a tecnologia de transgênicos para aumentar a produção do odor nas plantas cítricas.

O plano é pedir autorização à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) neste ano para plantar as árvores em campos abertos, segundo ele. O Brasil é o maior produtor mundial de laranja.

"As experiências em estufas ainda podem durar mais dois anos", ele disse. "Mas neste período, os testes em campo já podem ter começado. Depois disso, vai levar pelo menos mais cinco anos para ver como será a produção das árvores transgênicas."