Domino's Pizza testa entrega autônoma de pizzas em Houston
(Bloomberg) -- Lá vai o quebra-galho de outro colegial: a Domino's Pizza planeja testar a entrega de pizza autônoma em Houston ainda este ano.
A rede, conhecida como líder em tecnologia no setor de restaurantes, fez uma parceria com a Nuro, uma startup de robótica da Baía de São Francisco sob o comando de dois ex-funcionários do Google. Para começar, a Domino's enviará alimentos para clientes de um único restaurante na cidade do Texas usando um dos veículos totalmente autônomos da Nuro.
O teste deve começar no fim deste ano e pode ser ampliado em 2020, segundo as empresas. A Domino's tem mais de 6 mil restaurantes nos Estados Unidos e, com a escassez de mão de obra, a empresa não consegue contratar motoristas, com cerca de 10 mil vagas abertas em todo o país, disse Kevin Vasconi, diretor de informações rede de pizzarias.
A parceria com a Nuro vai ajudar a rede a determinar se os veículos autônomos são uma maneira de seus restaurantes atenderem à demanda durante horários de pico, quando faltam motoristas, disse.
"Os consumidores estão prontos para isso", disse Vasconi. "Fiquei surpreso com a reação positiva em geral que as pessoas tiveram com uma experiência de entrega de veículos autônoma."
A Domino's é conhecida por ter popularizado os serviços de entrega, algo que começou com pizzas, mas agora é comum em toda o setor de restaurantes à medida que clientes optam cada vez mais pela conveniência de ter suas refeições entregues em casa.
A Pizza Hut, rede que ganhou fama ao oferecer pizzas para clientes sentados em seus restaurantes, agora tenta acompanhar as concorrentes nas entregas. A empresa fechou uma parceria com a Toyota Motor no ano passado, também no segmento de entrega sem motorista.
A Nuro foi fundada em 2016 por dois ex-funcionários do Google que passaram anos trabalhando no projeto de veículos autônomos da gigante de tecnologia, o Waymo. Com sede em Mountain View, na Califórnia, a Nuro desenvolve uma frota de veículos sem motorista projetados especificamente para transportar itens como mantimentos e pizzas.
"Vemos nossa empresa como fundamentalmente diferente da maioria dos 'players' do setor, porque estamos focados exclusivamente em mercadorias", disse Cosimo Leipold, diretor de estratégia e parcerias da Nuro. "Esse é o núcleo do nosso negócio."
--Com a colaboração de Keith Naughton.
Repórteres da matéria original: Olivia Rockeman em N York, orockeman1@bloomberg.net;Craig Giammona em Nova York, cgiammona@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.