IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PepsiCo entra na luta contra o plástico com água enlatada

Craig Giammona

27/06/2019 13h22

(Bloomberg) -- A PepsiCo, que enfrenta uma reação global contra o plástico, planeja fazer um experimento com latas para sua marca de água Aquafina.

A gigante de bebidas começa a vender água em latas no ano que vem, oferecendo a opção para clientes como estádios e restaurantes, disse a PepsiCo nesta quinta-feira. A empresa também pretende oferecer água enlatada em algumas lojas de varejo.

Se a nova embalagem emplacar, seria um dos casos de maior visibilidade de empresas que abandonam o plástico. A Aquafina é a marca de água mais vendida nos Estados Unidos - seguida pela Dasani, da Coca-Cola - e é quase sinônimo de garrafas plásticas transparentes que há décadas inundam as prateleiras dos supermercados.

As latas de alumínio geralmente contêm mais material reutilizado do que as garrafas plásticas, e os consumidores tendem a reciclá-las. Também são menos propensas de flutuar no oceano.

A PepsiCo também está fazendo a transição de sua marca de água engarrafada mais cara, a LIFEWTR, para embalagens com plástico 100% reciclado até o fim de 2020 nos EUA. É parte de uma iniciativa para usar uma parcela de 25% de plástico reciclado globalmente até 2025.

Além disso, a empresa vai parar de vender sua água com gás Bubly em garrafas plásticas. A Bubly, concorrente da LaCroix, já é distribuída principalmente em latas, mas postos de gasolina e lojas de conveniência ainda vendem garrafas de 600 ml, disse a PepsiCo.

As mudanças devem eliminar mais de 8 mil toneladas de plástico virgem, de acordo com a empresa de Nova York.