IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México planeja indicar Jesús Seade Kuri para comando da OMC

Eric Martin

08/06/2020 09h21

(Bloomberg) -- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, planeja indicar Jesús Seade Kuri, o economista que conduziu as negociações comerciais com EUA e Canadá, como candidato ao posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.

O anúncio pode ser feito já na segunda-feira, de acordo com a pessoa, que pediu para não ser identificada. Atualmente, Seade é subsecretário de Relações Exteriores para a América do Norte e foi professor em universidades de Hong Kong e China. O plano foi reportado anteriormente pelo jornal El Universal.

O Ministério de Relações Exteriores do México não respondeu a uma mensagem com pedido de comentários.

Seade foi convidado para a equipe de transição de López Obrador em 2018 e trabalhou com negociadores do governo do então presidente Enrique Peña Nieto para fechar um pacto inicial no acordo EUA-México-Canadá, ou USMCA na sigla em inglês. No ano passado, Seade negociou mudanças com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, para ganhar apoio dos democratas e conseguir a aprovação do acordo no Congresso, que entra em vigor em 1º de julho.

Roberto Azevêdo, atual diretor-geral da OMC, disse em maio que planeja renunciar em agosto, antes do final de seu mandato em 2021. A saída de Azevêdo dá origem a uma busca potencialmente polêmica por um sucessor na organização, em meio ao conflito econômico entre EUA e China e início de recessão global.

©2020 Bloomberg L.P.