IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Parlamento finlandês aprova definitivamente resgate de Portugal

25/05/2011 07h02

Helsinque, 25 mai (EFE).- O Parlamento finlandês deu nesta quarta-feira (25) seu sinal verde definitivo para a participação da Finlândia no resgate financeiro de Portugal, o que permitirá o início do programa de assistência estipulado pelo governo de Lisboa, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A proposta, que foi aprovada por 137 votos a favor e 49 contra, contou com o respaldo do atual governo interino - formado por políticos de centro, conservadores, verdes e Partido Popular Sueco - e dos deputados social-democratas e democratas-cristãos.

Os únicos partidos que votaram majoritariamente contra foram a formação nacionalista Verdadeiros Finlandeses, terceira força política após as eleições de abril, e a Aliança de Esquerda.

O programa de assistência português estabelece a concessão de 78 bilhões de euros em empréstimos durante os próximos três anos. Em contrapartida, Lisboa desenvolverá um estrito pacote de ajustes e reformas para reduzir seu deficit público de 9,1% a 3% para 2013.

A UE fornecerá dois terços desta quantia através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, enquanto o FMI contribuirá com os 26 bilhões de euros restantes.

A pedido da Finlândia, o programa de resgate inclui ainda o compromisso de Lisboa de garantir a devolução dos empréstimos mediante a venda de propriedades públicas, se for necessário.