'Mundo exige dos Brics voz comum em conflitos internacionais', diz Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping, assegurou nesta segunda-feira (4) que o mundo exige dos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) uma voz comum nos conflitos internacionais e uma aposta conjunta no fomento da paz.
"Devemos falar com uma só voz nos conflitos que dizem respeito à paz internacional", disse o governante chinês na inauguração do plenário da nona cúpula de líderes deste grupo, que acontece em Xiamen, cidade do sudeste da China, e reúne os cinco grandes países emergentes.
Na presença dos presidentes do Brasil (Michel Temer), África do Sul (Jacob Zuma) e da Rússia (Vladimir Putin) e do primeiro-ministro da Índia (Narendra Modi), Xi disse que a comunidade internacional requer "que os cinco tenham um papel mais ativo na governança global" e que, lado a lado, elevem "uma voz comum" para o fomento da paz no mundo e a resolução de conflitos.
Xi não se referiu diretamente ao regime vizinho da Coreia do Norte, como tampouco o fez no domingo no seu discurso de inauguração, que aconteceu minutos depois que Pyongyang confirmou um novo teste nuclear.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.