IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Família de Neil Armstrong anuncia leilão de coleção do astronauta

Neil Armstrong, em foto de 1986 - AP Photo/Scott Stewart
Neil Armstrong, em foto de 1986 Imagem: AP Photo/Scott Stewart

Em Washington

21/07/2018 02h46

A família de Neil Armstrong leiloará através da casa de leilões Heritage Auctions a coleção pessoal do astronauta, o primeiro a colocar os pés na Lua há 49 anos, com a missão Apolo 11.

A coleção, com mais de 2 mil objetos, estará à venda em três leilões: o primeiro nos dias 1º e 2 de novembro, o segundo nos dias 9 e 10 de maio de 2019 e o terceiro, em novembro de 2019, segundo informou a Heritage Auctions, que tem sua sede em Dallas (Texas).

Entre os objetos que serão leiloados, há alguns medalhões de prata (um deles "extremamente raro" de ouro) da Nasa, comemorativos da missão Apolo 11 e que voaram na nave espacial com Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

Leia também:

Também uma bandeira do centenário da Universidade de Purdue, em Indiana, alma mater de Armstrong, que o astronauta levou com ele para a Lua.

Além disso, partes da hélice e da asa do avião dos irmãos Wright, o primeiro aeroplano que em 1903 conseguiu voar, que Armstrong também transportou na Apollo 11.

Também figura um broche de ouro que Armstrong levou na missão Gemini 8 em 1966, seu primeiro voo ao espaço, e um boné dos Escoteiros de quando era criança.

A Heritage Auctions também destacou correspondência que inclui um documento que revela o planejamento da chegada à lua por parte da NASA.

"Haverá objetos que voaram (nas naves), objetos autografados, objetos de importância histórica. Haverá objetos que farão você pensar, objetos que farão você rir, objetos que farão você coçar a cabeça", disse Mark, um dos filhos do astronauta.

"Acho que (Armstrong) ficaria feliz em ser lembrado como parte de um programa que demonstrou que se podem conseguir coisas incríveis quando as pessoas se juntam com um objetivo comum", disse Eric, outro dos seus filhos.

Armstrong, que morreu em 2012 aos 82 anos, fez história como o primeiro ser humano a caminhar sobre a superfície lunar, no dia 20 de julho de 1969, e é lembrado pela famosa frase que pronunciou na época.

"É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade", disse o astronauta.