IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Consumo de smatphones avança e 19% da classe C já tem esse tipo de aparelho

09/08/2011 16h30

SÃO PAULO – Cada vez mais os smartphones estão inseridos na vida das pessoas. Dos indivíduos das classes A, B e C, 49,7%, 33,5% e 19%, respectivamente, possuem esse tipo de aparelho.

No geral, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Mediact, a pedido das agências de publicidade WMcCann e Ponto Mobi, cerca de um terço dos internautas brasileiros, o que corresponde a 19 milhões de pessoas, utiliza os smartphones.

Perspectivas

A pesquisa também mostrou a rapidez com que as pessoas estão trocando os aparelhos, tanto convencionais quanto os smatphones. Cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que pretendem trocar seus aparelhos nos próximos seis meses. Se o horizonte for um pouco mais longe, para um ano, a porcentagem dos que pretendem realizar a troca chega a 61,5%.

Esses dados mostram um cenário nunca antes confirmado, segundo o vice-presidente de convergência da WMcCann, Ricardo Cavallini. “A velocidade de troca é muito mais rápida do que se imaginava”, diz ele.

Ainda de acordo com Cavallini, a tendência é que o smartphone deixe de ser objeto de consumo de apenas alguns nichos específicos, como os jovens, os executivos ou a classe A. As perspectivas apontam para um consumo muito amplo desses aparelhos, englobando todas as classes sociais, faixas de renda e situação no mercado de trabalho, ou seja, empregados, desempregados e até mesmo donas de casa.

Apesar de reconhecer que elementos como a melhora na renda da população e o barateamento nos custo dos aparelhos colaboram para aumentar o consumo desse tipo de aparelho, Cavalli atribui o forte consumo às facilidade desses dispositivos. “Apesar dos aparelhos convencionais permitirem o acesso à internet, os smartphones são mais fáceis e possuem mais recursos”, pondera.

Marcas

A pesquisa ainda mostrou quais são as principais marcas de smartphones no Brasil. Em primeiro lugar, ficou a Nokia, com 35% dos entrevistados respondendo que possuem um aparelho desta marca. Na sequência, vêm a Samsung (17,8%), Motorola (10,9%), Apple (9,8%) e LG (8,4%).

Apesar de ter uma participação menor, os donos de aparelhos Apple são os que mais acessam a internet pelo celular: 97,4%. Quase 80% deles ainda afirmaram acessar a rede diariamente.