IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

CVM suspende corretora; saiba como proteger suas aplicações

27/10/2011 16h49

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, determinação para que a Powerinvest Negócios e Participações Ltda, juntamente com os sócios Marcos Antônio Lopes e Carla Cristiane Moreti Lopes, suspenda imediatamente suas atividades de administração de carteiras de valores mobiliários.

A autarquia ressalta que o exercício profissional da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários depende de autorização da CVM, o que a PowerInvest não possui.

De acordo com a CVM, os investidores que receberem propostas para participarem de carteiras administradas desta empresa devem comunicar o fato por meio do site da CVM.

“É importante que sejam prestadas informações que detalhem as condições da proposta e que permitam a correta identificação das pessoas envolvidas, inclusive para configurar o eventual descumprimento da determinação de suspensão das referidas condutas”, afirma a CVM.

A autarquia estipulou pagamento de multa diária de R$ 5.000 caso a empresa não interrompa as atividades. Procurados, os responsáveis pela Powerinvest não foram encontrados para comentar o caso.

Riscos

A professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), Myrian Lund, afirma que, antes de confiar suas aplicações financeiras nas mãos de uma empresa, o investidor deve se certificar se ela está autorizada a exercer aquele tipo de atividade.

Segundo ela, a autorização pelo órgão competente é uma garantia para o investidor de que aquela empresa atua de acordo com as leis vigentes.

“Este tipo de atividade de administração de carteira de valores mobiliários requer profissionais capacitados, com grande expertise e por isso é preciso ter um órgão que controle e autorize o seu funcionamento”, diz Myrian.

A CVM lembra que o investidor deve sempre desconfiar de ofertas contendo promessas de retorno elevado e sem qualquer risco e também deve se informar a respeito do histórico e qualificação do administrador/gestor da instituição. Segundo a autarquia, caso tenha dúvidas, o investidor pode acessar os canais de atendimento da autarquia, como o SAC ou o telefone de atendimento.