Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Sonhos de consumo: como ir atrás de seu objetivo em 2012?

30/12/2011 17h37

SÃO PAULO - O sucesso de um planejamento financeiro depende, muitas vezes, dos sonhos, objetivos e das formas utilizadas para alcançá-los. Segundo especialistas, o objetivo do planejamento não é tornar as pessoas ricas, mas sim tornar possível a realização de sonhos.

Neste sentido, se o seu objetivo em 2012 é realizar determinados sonhos de consumo, é preciso saber quanto custa este sonho, para então poupar e chegar lá. Saber quanto vale o seu sonho é o primeira passo para, finalmente, conquistá-lo.

O prazo do sonho
Além do valor, definir o prazo necessário para alcançar o objetivo também é de extrema importância, pois, dependendo do prazo, fica mais fácil planejar como e onde investir para conquistar o sonho no tempo estimado.

Na hora de analisar esta variável é importante ficar atento a que fase da vida está o investidor. Um mesmo objetivo pode, dependendo da idade da pessoa, demandar prazos e aplicações financeiras diferentes.

Estratégias
Com objetivos, valores e prazos em mãos, fica mais simples escolher uma aplicação coerente, adequada às necessidades de quem vai investir.

Abaixo você confere as melhores estratégias para alcançar quatro importantes objetivos que precisam, claro, de um bom planejamento financeiro:

Em busca do sonho
ObjetivoEstratégia
Comprar o primeiro carroPor ser um objetivo de prazo mais curto, a dica é optar por aplicações mais seguras e líquidas, mas também de olho no retorno.
Comprar um imóvel

Adquirir a sonhada casa própria O planejamento para a compra de imóveis pede um pouco mais de tempo; assim, é possível arriscar mais, desde que a exposição ao risco vá mudando com o passar do tempo. 

Organizar a festa de casamentoA estratégia para conquistar este tipo de objetivo vai depender da flexibilidade do prazo para atingi-lo. Se a data está realmente marcada, o ideal é partir para aplicações mais conservadoras. Caso a data ainda seja flexível, é possível arriscar um pouco mais em busca de melhores retornos.
Planejar o nascimento e crescimento dos filhosPara planejar a chegada de mais um membro na família, aplicações mais seguras e líquidas podem ajudar no aumento das despesas. Para o futuro, como o tempo está a favor, é possível arriscar mais. Mas lembre-se: o melhor investimento para o futuro dos filhos é a aposentadoria dos pais.
Fonte: InfoMoney