IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Orçamento: veja dicas para não extrapolar na conta de celular

18/01/2012 10h28

SÃO PAULO – Se, por um lado, os celulares podem facilitar muito a vida das pessoas, por outro, seu uso intenso pode impactar bastante o orçamento familiar. Para administrar melhor esse recurso, vale observar as dicas que o educador financeiro Reinaldo Domingos preparou.

Melhor plano para sua realidade
Em primeiro lugar, estude os planos disponíveis no mercado, tendo sempre em mente que o consumidor tem um grande poder de barganha, por conta da portabilidade, ou seja, a possibilidade de trocar de operadora e manter o mesmo número e também pela grande concorrência entre as empresas.

Domingos explica que pequenas ações são capazes de gerar grandes economias, por isso, vale a pena procurar os planos que se encaixam melhor ao seu perfil.

Mude
Outra atitude é fazer uma análise do seu comportamento e, caso identifique que você não é capaz de se controlar, vale a pena tomar uma decisão um pouco mais drástica: mudar de plano pós-pago para pré-pago. Caso o plano já seja este, estabeleça um limite mensal de gastos e se proponha a passar por algum período sem crédito.

Ao ficar impossibilitado de efetuar chamadas, você vai descobrir que é possível viver sem celular. “Também verá que, em alguns casos, o aparelho celular é apenas uma maneira de suprir a solidão, principalmente, quando estamos parados no trânsito”, analisa Domingos.

Lembre-se, por fim, de que as contas de celulares também encarecem, por conta dos diversos recursos disponíveis, como as mensagens, e o acesso a músicas, jogos e vídeos. Por mais que sejam interessantes, custam e pesam na conta final.