IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Seguro DPVAT bate recorde de indenizações pagas em 2011

18/01/2012 14h45

SÃO PAULO - Em 2011, o número de indenizações pagas pelo seguro DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) bateu recorde, segundo informações da Seguradora Líder DPVAT. No ano, 366.356 pessoas receberam o seguro, totalizando R$ 2,287 bilhões pagos, o que representa um aumento de 45% frente a 2010.

Outro dado que chama a atenção é a faixa de idade dos acidentados. Segundo os dados, 51% dos acidentados têm entre 18 e 34 anos, justamente onde se concentra a maior parte da população economicamente ativa do país.

Houve também um crescimento expressivo de 58%, nos casos de invalidez permanente em relação ao ano anterior .

Segundo o diretor-presidente da Seguradora, Ricardo Xavier, o aumento expressivo do número de indenizações é resultado de uma combinação de fatores.

“Temos trabalhado para que cada vez mais cidadãos tenham acesso ao Seguro DPVAT, por isso, estamos investindo em divulgação e na abertura de novos pontos de atendimento, principalmente através de parceiros. Só em 2011, o sistema ganhou 900 novos pontos de atendimento oficiais. Além disso, a imprudência no trânsito, como a combinação de álcool e direção, alta velocidade e a falta do uso do cinto de segurança nas estradas, têm causado acidentes cada vez mais graves”, explica Xavier.

Categoria de veículos e região

Considerando a categoria dos veículos, em 2011, os acidentes com motos se destacaram, representando 65% das indenizações. No caso das indenizações por invalidez permanente, elas foram responsáveis 72%.

Por região, o Sudeste foi que apresentou o maior número de indenização por vítimas fatais, com 38%. Já o Nordeste teve a maior concentração de pagamentos por invalidez permanente, com 30%, e a região Sul teve o maior número de reembolso de despesas médicas, com 43%.