IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Citi se mostra cauteloso com Usiminas após visita à empresa

05/10/2012 14h47

SÃO PAULO - O Citi se mostrou cauteloso em relação à Usiminas (USIM3; USIM5) após a visita à unidade em Ipatinga, Minas Gerais. A equipe de análise manteve recomendação neutra para as ações, com preço-alvo em R$ 10 para os papéis preferenciais linha A, o que representa um potencial de recuo de 3,00%.

A corretora do banco disse que a empresa poderia ter uma tese de investimento mais otimista com um melhor fluxo de caixa livre e desalavancagem, mas isso só ocorrerá caso a empresa adie os projetos de minério de ferro e de geração de energia elétrica e reduza os investimentos para níveis sustentáveis.

Os analistas reconhecem, contudo, que a companhia tem se esforçado para promover a reestruturação operacional, por meio de   equipamentos melhores em galvanização e a influência da diretoria da Ternium. Os efeitos da estratégia, porém, têm potencial de longo prazo arriscado, na visão do Citi.

Projetos podem ser adiados
A Usiminas espera expandir a meta de produção de minério de ferro de 8 milhões de toneladas para 12 milhões de toneladas. O investimento restante é de menos de R$ 400 milhões. A expansão para 29 milhões de toneladas está sendo reavaliada, com uma decisão no primeiro trimestre de 2013.

"Esse é um projeto caro que, em nossa opinião, provavelmente será adiado para esperar por maior clareza em relação aos preços do minério de ferro, ou para que o investimento seja reduzido", analisou o relatório. O plano de investimento em geração de energia elétrica também está sob avaliação, conforme escrevem em relatório assinado pelos analistas Alexander Hacking e Thiago Ojea, do Citi.

Resultados
A companhia não divulgou ainda metas para o resultado do trimestre passado, mas ressaltou que os preços médios serão maiores, embora ofuscados por volumes de vendas menores. A Usiminas tem uma meta de produção de aço bruto de 6,5 milhões a 6,7 milhões de toneladas para este ano, o que representa 3,5 milhões a 3,7 milhões de toneladas neste semestre, ante 3,5 milhões no primeiro.

Impacto da Ternium
De acordo com o Citi, o gerente da unidade de Ipatinga e o gerente da usina siderúrgica contam com colegas gerentes da Ternium para aconselhamento e suporte.

Os analistas adicionam que o capital de giro ainda é uma prioridade, via diminuição de estoques. Eles ressaltam, no entanto, que o controle de custos está concentrado nas matérias-primas (com o fim do uso de carvão de coque de terceiros e a utilização de carvão mais barato dos EUA e da Europa, em vez do carvão australiano) e também no controle do número de empregados (as contratações foram congeladas e foram criados incentivos para aposentadoria antecipada).