IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Revista americana elege os empresários de 2012

21/12/2012 10h52

SÃO PAULO - Faltando um pouco mais de uma semana para o começo de 2013, a revista americana Entrepreneur nomeou os maiores empreendedores de 2012 em sua premiação anual Entrepreneur of 2012 Awards.

Na categoria Entrepreneur of 2012, foi eleita a mestre em ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Limor Fried, que criou um pendrive com uma lata de ltoids (balas), chamado de MintyBoost. A empresária já vendeu mais de 50 mil kits do produto em seu site Adafruit Industries.

Só em Nova York, onde fica a sede da empresa, já foram comercializados mais de US$ 10 milhões em produtos. Em outubro deste ano, Limor mudou seu escritório de 2 mil metros quadrados, com seus 35 funcionários, para o novo local perto de Wall Street e, ainda, contratou mais 15 pessoas.

Emerging Entrepreneur of 2012
Já na categoria de empreendedor emergente, uma empresa que produz fones de ouvido personalizados na Califórnia levou o prêmio após vender mais de 25 mil unidades, contratar 14 funcionários e ter vendas que ultrapassaram US$ 4 milhões.

Cansados em carregar volumosos e pesados aparelhos de som quando faziam viagens a negócios, os sócios Jason Lucash e Mike Szymczak tiveram a ideia de colocar os alto-falantes em caixas de comida japonesa (food fast). A ideia parecia boa, mas o produto nem tanto, até que mudaram de ideia sobre a caixa de fast food chinesa para uma antiguidade: os origamis.

Com US$ 10 mil emprestados pela mãe de Lucash, os dois lançaram OrigAudio (origami + áudio) com um alto-falante feito inteiramente a partir de materiais reciclados. "O conceito da caixa chinesa nos inspirou, mas o origami é o que realmente nos alimentou", disse Lucash, em entrevista ao site da revista.

College Entrepreneur of 2012
O universitário da Duke University, Bryan Silverman, levou o prêmio de melhor empreendedor universitário do ano por um projeto iniciado em 2010, quando ainda estava na escola e seu irmão mais velho, Jordan, chegou com um ideia um pouco inusitada.

“Ele estava lendo no banheiro no celular e disse ‘todo mundo lê aqui. Vamos fazer um papel higiênico que você pode ler'”, lembra Bryan. “Eu levei na brincadeira a ideia. Pensei que era loucura”.

Mas não era. Aliás, era muito palpável. Juntos, os irmão trabalharam na ideia e construíram a empresa com menos de US$ 1 mil. O projeto Star Toilet Paper compra rolos de papel higiênico reciclado e os anunciantes pagam por pequenas propagandas impressas.