Saiba como demitir de maneira mais profissional
23/05/2016 11h17
SÃO PAULO – O Brasil foi o terceiro país do mundo com mais demissões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o relatório Trading Economics, atrás apenas de Espanha e Itália. A taxa de desemprego medida pelo IBGE chegou a 10,9% no período.
Neste cenário, boa parte dos funcionários de empresas passam os dias preocupados, alertas. Isso, de acordo com José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli, impacta tanto na autoestima da equipe quanto na produção da companhia.
Para minimizar os danos de eventuais demissões, é necessário que o processo seja planejado e conduzido com respeito, ética e transparência. Não saber lidar com demissões é prejudicial a toda a imagem da companhia.
"Os demitidos devem ser tratados com dignidade e ajudados na busca de uma nova atividade para continuarem a carreira em outro lugar. A maneira como se anuncia o desligamento impacta diretamente na reação de quem está saindo e também da equipe que fica", diz o especialista.
Confira alguns cuidados essenciais que gestores devem tomar ao demitir membros das equipes, segundo Minarelli.
1. Comunique a demissão
É fundamental, segundo ele, que as lideranças se antecipem aos comentários da equipe e comuniquem a todos sobre as modificações na equipe.
2. Explique-se
Os motivos da demissão e os critérios de escolha dos afastados devem estar claros aos demitidos e aos demais membros da equipe, para que fique claro o que se espera da companhia.
3. Agradeça
O gestor deve mostrar-se grato pelo tempo de trabalho e colocar-se à disposição do funcionário afastado, até mesmo para manter a imagem da empresa.
4. Ofereça ajuda
Os programas de recolocação do profissional, de acordo com o especialista, é uma forma de “evitar problemas jurídicos, administrativos e dar apoio pessoal antes, durante e depois da demissão. Disponibilizar ajuda para a recolocação também é interessante.
5. Escute
As opiniões da pessoa que deixa a empresa também são importantes para melhorar as atividades. Responda também as eventuais questões que o ex-funcionário tem a fazer.
6. Explique
“Diga com clareza o que o profissional deve fazer em seguida, onde deve ir e quais serão os próximos passos dele e da empresa após a comunicação [do afastamento]”, aconselha Minarelli.