Veja dicas para evitar problemas com o presente do Dia dos Pais
Da Redação, em São Paulo
04/08/2010 15h18
Até este fim de semana, as lojas de todo país estarão cheias de consumidores em busca de um presente para o Dia dos Pais. De olho no aumento de demanda, a Abradac (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) preparou uma série de dicas para quem vai sair às compras e não quer ter dor de cabeça depois.
“Nessas datas comemorativas, é comum as pessoas se empolgarem com as falsas ofertas e caírem em armadilhas. As vendas aumentam muito e os lojistas também enfrentam problemas com entregas”, diz Vagner Souza, presidente da Abradac.
A entidade orienta:
- Nas entregas em domicílio, evite pagar adiantado -a saída nestas situações é deixar para pagar ao receber o produto. Se não for possível, faça apenas um pagamento parcial e com cheque nominal para ter comprovação.
- Em caso de atraso na entrega, o consumidor pode pedir para receber um produto similar ou cancelar a compra e receber o valor pago devidamente corrigido.
- Se houver entrega errada, o melhor caminho é não receber o produto e anotar na nota fiscal o motivo da recusa. Depois, informar à loja o que houve e solicitar a entrega imediata ou o cancelamento da compra. O mesmo vale para entregas incompletas.
- Na compra de produtos de mostruário, todo cuidado é pouco, pois os eventuais defeitos podem não prejudicar o uso, mas é preciso que o consumidor seja informado de todos os riscos e danos que corre com a compra.
- Cuidado com a venda casada. É é proibido por lei vender um produto condicionado à compra de outro bem ou serviço, e o consumidor deve ficar atento para não se lesado. A saída é exigir por escrito a venda isolada.
- Nas compras pela internet, o consumidor deve saber que, por lei, pode se arrepender da compra feita até 7 dias depois da entrega.