IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Brasil será um dos 5 países com mais investimentos diretos, diz pesquisa

Do UOL Economia, em São Paulo

21/09/2011 10h30

O Brasil deve figurar entre os cinco principais destinos dos fluxos de investimento direto estrangeiro nos próximos 12 meses. Essa é a expectativa de agentes internacionais ouvidos pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) na edição de agosto do estudo "Monitor da Percepção Internacional do Brasil". Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21).

Investimento direto é a aplicação de recursos que empresas de outros países fazem no Brasil, em projetos de produção e ampliação.

A pesquisa é trimestral e ouve representações de governos (embaixadas), câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais.

Para 70% dos entrevistados, o Brasil estará entre os cinco maiores receptores mundiais de investimentos nos próximos 12 meses. Na pesquisa anterior, feita em maio, 56% tinham essa expectativa.

Outro estudo mostra conclusões similares

Os dados apontados pelo Ipea são confirmados com outra análise. Estatísticas divulgadas recentemente pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) mostram que, em 2010 o Brasil ocupou a quinta posição no ranking de receptores, com US$ 48 bilhões, atrás apenas dos Estados Unidos, da China, de Hong Kong e da Bélgica. Essa foi a melhor colocação do Brasil desde 1997, quando também ficou em quinto. Entre 2007 e 2009, o país oscilou entre a 12ª e a 15ª posição.