IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dia das Crianças: veja dicas de presentes e como economizar

Aiana Freitas

Especial para o UOL Economia, em São Paulo

07/10/2011 06h00

Sair de casa com o valor do presente previamente definido é o melhor jeito de ir às compras neste Dia das Crianças.  "Fazer uma pesquisa de preços na internet também é importante", orienta o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Para evitar estourar o orçamento na data, Domingos sugere, ainda, que o consumidor faça o pagamento à vista, de preferência em dinheiro -assim, ele tem mais chances de negociar um desconto.

Confira abaixo as dicas do educador financeiro Reinaldo Domingos para você economizar com o presente do Dia das Crianças:

  1. Determine um valor para o presente -e não extrapole essa verba.
  2. Pesquise os preços na internet e em três ou quatro lojas físicas antes de se decidir.
  3. Evite levar a criança com você até a loja, especialmente se ela estiver em dúvida sobre o presente que quer ganhar.
  4. Prefira fazer o pagamento à vista e em dinheiro ou cheque, o que permite negociar um desconto. Os lojistas relutam em dar desconto se o pagamento for no cartão por causa das taxas administrativas que pagam para as administradoras.
  5. Se não puder pagar à vista, veja se a parcela do cartão ou do cheque cabe no seu orçamento mensal. E não se engane: apesar de as lojas anunciarem parcelamentos sem cobrança de juros, isso não existe. O valor sempre está embutido no preço do produto.
  6. Se você já tem alguma dívida e não tem mais condições de assumir outra prestação no seu orçamento, opte por um plano B, como levar seu filho a um passeio. "Essa é uma boa oportunidade para começar a ensinar a ele o valor do dinheiro", diz Domingos.