Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Check-up do seu bolso: 20 dicas para você colocar a vida financeira em ordem

Aiana Freitas

Especial para o UOL Economia, em São Paulo

20/10/2011 07h00

Faltam pouco mais de dois meses para o fim do ano e os especialistas em finanças pessoais sugerem que o consumidor já comece a se planejar para os gastos extras de dezembro (com festas, presentes e viagens) e de janeiro (com impostos e escola dos filhos).

Esse é um bom momento, também, para rever o orçamento, cancelar serviços que não são mais necessários e começar, finalmente, a fazer algum tipo de investimento.

O UOL consultou especialistas de diversas áreas que listaram algumas das providências que podem ser tomadas para que o consumidor comece 2012 gastando menos.

"Buscar a saúde financeira é como fazer um regime: é preciso ter disposição e força de vontade", diz Liao Yu Chieh, professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

 

Fontes consultadas: Roberto Vertamatti, diretor do Comitê de Economia da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); Carlos Thadeu de Oliveira, gerente de comunicação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Liao Yu Chieh, professor de economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Mário Sérgio de Almeida Santos, presidente do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo); Polyanna Carlos Silva, supervisora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor); Domingos Orestes Chiomento, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Procon-SP.