Faturamento do comércio paulista deve crescer até 4% no Natal
O comércio paulista deve faturar entre 3% e 4% a mais neste Natal, na comparação com o mesmo período de 2010. A previsão é da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
"Devemos ter um Natal bastante favorável para o setor, sobretudo por causa do aumento do emprego e da renda", diz a assessora econômica da Fecomercio, Fernanda Della Rosa.
Segundo ela, o resultado observado em outras datas comemorativas do ano também sinalizaram uma tendência positiva para o fim do ano.
No Dia das Mães, o crescimento do faturamento foi de 4,4%. No Dia dos Namorados, de 3%. Apesar de os números ainda não estarem fechados, o Dia das Crianças também foi considerado positivo.
Fernanda diz que, além disso, o consumidor está mais confiante e com alguma folga no orçamento para assumir novas dívidas na hora de ir às compras.
Dados da federação mostram que o percentual de famílias da cidade de São Paulo que possuem algum tipo de dívida, como financiamento ou parcelamento em lojas, estava em 42,5% em setembro –é o menor nível desde junho de 2010.
“Isso mostra que existe espaço para a expansão do nível de endividamento das famílias no fim do ano”, afirma a assessora econômica da Fecomercio.
Crescimento é menor do que o de 2010
O crescimento do faturamento neste Natal, apesar de ser considerado positivo, é menor do que o registrado em 2010 na comparação com 2009. No Natal do ano passado, o aumento foi de 7,6%, segundo a Fecomercio.
O ano de 2010, no entanto, foi considerado especialmente bom para o comércio porque sucedeu um ano ruim para a economia, o de 2009, quando o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas no país) teve retração de 0,2%.
“O ano de 2010 foi melhor dos últimos cinco anos”, diz o diretor de relações institucionais da Alshop (Associação de Lojistas de Shoppings), Luís Augusto Ildefonso da Silva. "Neste ano, com a economia internacional instável, a velocidade de vendas tende a ser menor."
Ainda assim, ele espera crescimento nas vendas das lojas de shopping centers, mas não divulgou uma previsão exata.
"No Dia das Crianças, a expectativa era de um aumento de 9% nas vendas, e chegou-se perto desse número, o que é um bom prenúncio para o Natal", diz. "Acreditamos que a queda dos juros pode trazer algum benefício para o comércio."
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