IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Lojas prometem desconto de até 18% em eletrodoméstico a partir desta sexta

Do UOL Economia, em São Paulo

01/12/2011 18h35

A Fecomercio-SP (entidade que representa os comerciantes do Estado) estimou uma queda de 3% a 5% nos preços de eletrodomésticos diante da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) determinada pelo governo. Mas algumas lojas já estão prometendo descontos bem maiores, de até 18%.

O consumidor deve encontrar fogões, geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar roupa a preços mais baixos nas lojas já a partir desta sexta-feira (2).

A estimativa da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) de queda de 3% a 5% conforme o produto é uma média, e leva em conta também a margem de lucro adotado por cada loja.

A expectativa de que a medida ajude a aumentar as vendas de Natal tem feito, no entanto, com que os lojistas anunciem descontos bem mais altos.

"Os descontos vão ficar entre 3% e 10%", diz Ubirajara Pasquotto, diretor-geral da rede Cybelar, que possui mais de 90 lojas espalhadas pelo interior de São Paulo.

Segundo ele, as vendas de eletrodomésticos tinham desacelerado durante o ano, e a medida é vista como uma oportunidade de mudança desse cenário.

Nas unidades do Extra, os produtos serão vendidos com descontos de até 18%, segundo a rede, a partir desta sexta-feira.

A empresa informa que lavadoras de 9 quilos, por exemplo, que custavam R$ 1.099, serão vendidas agora por R$ 899.

O Wal-Mart também anunciou repasse imediato da redução nos preços cobrados dos consumidores tanto nas lojas físicas como na internet.

No caso do fogão, a redução será de 4%; geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos tiveram corte de 10%, segundo a empresa.