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Reclamações contra bancos sobem mais de 50% em um ano, mostra BC

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 11h05

O número de queixas contra os bancos subiu 50,8% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central (BC).

Em comparação com novembro de 2011, a alta foi de 26,9%. Em dezembro, foram 914 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 720 registrados no mês anterior.

Itaú reassume liderança

No mês de dezembro do ano passado, o Itaú assumiu a liderança do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas. O banco registrou índice de queixas de 0,98 a cada 100 mil pessoas. Na sequência, vieram o Santander, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC.

Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de dezembro de 2010, novembro e dezembro de 2011, para os cinco primeiros colocados, bem como a principal reclamação:

Instituição

Índice
Dezembro
2010

Índice
Novembro
 2011

Índice
Dezembro
2011
Principal reclamação em Dezembro de 2011
Itaú0,670,750,98Conta - Débitos não autorizados (21,5%)
Santander0,160,760,65Conta - Débitos não autorizados (44,7%)
Banco do Brasil 0,580,680,65Tarifa - Cobrança irregular de serviços não contratados (49,8%)
Bradesco0,520,470,58Tarifa - Cobrança irregular de serviços diferenciados (20,9%)
HSBC-0,640,37

Concessão de crédito sem título adequado (16,7%)

BC tem autoridade para punir

O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

(Com informações do Infomoney)