Sites vendem assinatura de cerveja, maquiagem, sapatos e cuecas
Uma nova tendência começa a tomar conta do comércio eletrônico no Brasil: a assinatura de produtos, semelhantes à de revistas e jornais. Pagando mensalidades que partem de R$ 23 e chegam a quase R$ 1.000, o internauta pode receber em casa itens como cosméticos, sapatos, flores, vinhos e até cuecas.
As iniciativas começaram a tomar força no fim do ano passado. Os assinantes costumam ser conquistados pela internet, por meio do boca a boca gerado nas redes sociais e blogs especializados. Aderir à novidade, porém, exige alguns cuidados. Um deles é prestar atenção no custo-benefício do produto.
A ideia dos sites é oferecer produtos que os consumidores têm o hábito de consumir com frequência. "Tínhamos vontade de trabalhar com o segmento de vestuário, mas com um produto que não exigisse prova e cujo consumo fosse recorrente", diz Edgar Efeiche, um dos sócios da CD2C, que em julho de 2010 colocou no ar o Cueca em casa.
O site oferece aos assinantes cinco tipos de pacotes diferentes, que podem incluir apenas cuecas ou também meias, tudo em modelos básicos e apenas nas cores branca e preta.
O Shoes4You vende sapatos femininos, acessórios e bolsas desenvolvidos exclusivamente para a marca, por R$ 99 mensais. O objetivo é investir também em parcerias com profissionais renomados, como Reinaldo Lourenço, que fez uma coleção para a marca em fevereiro. "O Brasil ainda tem muito a crescer no segmento fashion e de acessórios na internet", diz um dos fundadores do site, o francês Olivier Grinda.
Sites fazem 'curadoria' de cervejas e vinhos
Alguns sites fazem também uma espécie de curadoria de produtos, prometendo oferecer aos assinantes itens de qualidade selecionados por especialistas. É o caso do Clubeer, um site de assinatura de cervejas. "Nosso público é aquela pessoa que tem o hábito de ir a um empório buscar uma cerveja diferente. Nossa ideia é facilitar essa escolha", diz uma das sócias, Cristiana Bratt.
O Sociedade da Mesa funciona como um clube de amantes de vinhos. Para a diretora de marketing da empresa, Paula Morales, o atrativo é o conforto de receber em casa vinhos selecionados, sem ter de ficar procurando nas lojas. Já são 12 mil os assinantes.
A venda de produtos por assinatura é só mais uma das tendências do e-commerce brasileiro, afirma o professor do curso de Marketing Digital da ESPM, Alexandre Marquesi.
"O modelo de negócios no e-commerce permite muitas variáveis", afirma. "Há alguns anos, ninguém imaginava comprar eletroeletrônicos pela internet. No Natal passado, eles foram o grande destaque nas vendas. As formas de comercialização digital vão mudando com o tempo", diz.
Para Marquesi, no entanto, nem todos os produtos se adequam à venda por assinatura. "Funciona para produtos de compra rotineira, porque eles criam uma sensação de necessidade."
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