IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Bancos dizem que falta de informações a clientes é 'pontual'

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

28/03/2012 07h00

A falta de informações detalhadas sobre as cobranças feitas nas contas dos consumidores, apontada em pesquisa feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), é um problema "pontual", dizem os bancos.

Em dezembro de 2011, voluntários do instituto abriram contas em agências de seis bancos (Banco do Brasil, Bradesco,  Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e Santander) e avaliaram as informações dadas aos novos clientes.

Os bancos foram reprovados em vários quesitos. Nenhum deles informou, espontaneamente, sobre a existência dos serviços gratuitos aos consumidores, e todos concederam cheque especial sem o cliente ter solicitado.

Funcionários induziram contratação de pacotes

Um dos problemas encontrados na agência do Banco do Brasil foi que o funcionário colocou à disposição do consumidor, mesmo sem ele ter pedido, um limite de crédito pré-aprovado. O Bradesco foi o mais bem colocado no teste, mas ainda assim apresentou problemas, como a falta de placas indicando o local de abertura de contas na agência.

Segundo o Idec, os funcionários do HSBC e do Santander tentaram induzir os clientes a contratar determinados pacotes. A mesma prática foi observada nas agências da Caixa e do Itaú Unibanco, mas, nesses casos, os voluntários conseguiram fazer a alteração.

Atendentes recebem orientações, dizem bancos

Em nota, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil diz que a instituição "orienta todos os seus funcionários, que recebem treinamento, a repassarem as informações conforme as legislações e normativos do banco".

Também por meio de nota, o Bradesco informa que "faz investimentos constantes no seu quadro de colaboradores para atender ao cliente com qualidade".

O Santander diz que os problemas encontrados pelo Idec foram pontuais. “O banco conta com pacotes de serviços para diversos perfis de consumidor bancário, podendo o cliente optar pelo que melhor atenda às suas necessidades”, informa a nota do banco.

Segundo a instituição, “a contratação do pacote de serviços é opcional, e o Santander sempre garante a gratuidade dos serviços essenciais”.

A Caixa diz que "os empregados são orientados a repassar aos clientes todas as informações sobre os serviços disponíveis e que não são tarifados". "Os funcionários também explicam as vantagens e benefícios na adesão às cestas de serviços conforme o perfil de cada cliente", diz a instituição, em nota.

O HSBC disse que "segue a regulamentação vigente na divulgação e oferta dos produtos e pacotes de serviços ligados à conta corrente". O banco informou ainda que pretende aproveitar as considerações do Idec como uma oportunidade de "melhoria das comunicações e treinamentos internos, sempre com o objetivo de aprimorar o atendimento aos consumidores, clientes e usuários de seus produtos e serviços".

O Itaú Unibanco não enviou resposta.