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Facebook tenta bater alta de 100% do LinkedIn em seu 1º dia na Bolsa

Do UOL, em São Paulo

18/05/2012 06h00

O Facebook estreia na Bolsa de tecnologia Nasdaq nesta sexta-feira (18) com ações cotadas a US$ 38, levantando no mercado financeiro US$ 16 bilhões. No total, a avaliação da maior rede social do mundo fica em US$ 104 bilhões. Foram vendidas 421,2 milhões de ações ordinárias, negociadas sob a sigla FB em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).

As previsões de quanto será a alta do papel no primeiro dia de pregão variam bastante. 

Alguns especialistas dizem que qualquer salto abaixo de 50% seria decepcionante. Outros observadores afirmam que a grande quantidade de ações, aliada à elevada faixa de preço, pode reduzir os ganhos do primeiro dia em até 10%. 

A ação da rede social profissional LinkedIn dobrou em seu primeiro dia de listagem na New York Stock Exchange. 

O Facebook foi criado há oito anos nos corredores da Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg. A empresa afirma ter mais de 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo, e tornou-se um dos mais populares destinos na internet, desafiando empresas estabelecidas como Google e Yahoo! na disputa pelo tempo dos usuários e verbas dos anunciantes.

Ação do LinkedIn dobrou de valor no 1º dia 

"Creio que qualquer valor acima de 50% fará com que o IPO [do Facebook] seja considerado bem-sucedido; qualquer número menor seria frustrante", disse o analista Jim Krapfel, do Morningstar. “Muitos investidores de varejo não estão preocupados com a avaliação. Isso fará com que o papel dispare em seu primeiro dia."

O especialista Lee Simmons, do Dun & Bradstreet, tem previsões mais modestas.  "É uma oferta de grandes proporções a um preço elevado -então pode ser difícil alcançar uma grande alta. Eu esperaria ganhos entre 10% e 20%", disse Simmons. 

"Quando se fala de dobrar ou ter uma alta do tamanho do LinkedIn, é mais difícil de cumprir essa meta, já que o Facebook está oferecendo mais ações", declarou. 

Histórico da oferta de ações

O pontapé inicial para a abertura de capital aconteceu em fevereiro. Na última terça-feira (15), a empresa aumentou a faixa de preço do IPO de US$ 28 a US$ 35 por ação para de US$ 34 a US$ 38 em resposta à forte demanda. Na quarta (16), adicionou cerca de 84 milhões de ações ao IPO, vendendo cerca de 421 milhões de papéis. Na quinta (17), foi decidido o valor de US$ 38 por ação.

"O Facebook é obviamente o IPO mais aguardado da história", afirmou Bruce Aust, vice-presidente executivo da Nasdaq Global Corporate Client, durante uma apresentação para analistas.

"Isso é muito mais um espetáculo, um evento de mídia e momento cultural do que um IPO", disse Max Wolff, analista do GreenCrest Capital.

A rede social recebeu uma enorme demanda pela oferta de ações, apesar do receio de alguns investidores de que o Facebook ainda não conseguiu uma maneira de fazer dinheiro em cima do número crescente de usuários que acessam a rede social por meio de smartphones e outros aparelhos móveis.

Há dúvidas ainda sobre o potencial de longo prazo de geração de receitas do site. Nesta semana, a montadora GM anunciou que deixará de anunciar na rede social.

Zuckerberg compara rede social a imprensa e televisão

A empresa de Mark Zuckerberg informou que. em 2011, a receita foi de US$ 3,71 bilhões e o lucro líquido, de US$ 1 bilhão.

"Costumamos falar sobre invenções, como a imprensa e a televisão”, disse Zuckerberg em carta que acompanhou os documentos. “Hoje, nossa sociedade alcançou outro ponto de virada."

"Há uma enorme necessidade e uma enorme oportunidade de conectar as pessoas em todo o mundo, de dar voz a todos e de ajudar a transformar a sociedade para o futuro”, escreveu Zuckerberg. 

Eric Feng, presidente do site de redes sociais Erly.com, disse que os recursos obtidos com a oferta permitirão novas aquisições e novos projetos, como um celular ou netbook Facebook que vêm sendo alvo de rumores.

(Com informações das agências internacionais)