IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

ALL estuda viabilidade de porto com WTorre em Santos

Alex Almeida/UOL
Imagem: Alex Almeida/UOL

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 11h07Atualizada em 23/05/2012 13h53

A ALL (ALLL3) iniciou conversas com a WTorre para estudar viabilidade de porto em área da construtora no Porto de Santos (SP), segundo comunicado divulgado pela operadora logística nesta quarta-feira. 

Segundo a empresa, os estudos estão em fase preliminar, e não há compromisso de investimento ou participação entre as partes.  

"A ALL está sempre avaliando possíveis projetos que possam alavancar o volume de logística ferroviária através de parcerias e acordos comerciais, incluindo terminais portuários, em linha com sua estratégia de desenvolver projetos no entorno da malha ferroviária", afirmou a empresa em comunicado. 

Segundo reportagem divulgada na edição desta quarta-feira do jornal "Valor Econômico", entretanto, o porto offshore seria construído em Praia Grande (SP) e teria investimentos estimados em R$ 5 bilhões. O porto, idealizado pela WTorre, seria basicamente dedicado à exportação de minério de ferro extraído da região de Corumbá (MS). 

Com a eventual entrada da ALL, diz o "Valor", ao menos um terço do porto estaria garantida por meio da Vetria Mineração. 

No comunicado, a ALL informou, todavia, que a Vetria já possui solução portuária própria, com terreno 1,9 quilômetros quadrado no Porto de Santos, onde será desenvolvido um porto para exportação de 27,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

"O desenvolvimento do porto da Vetria, assim como as demais frentes, está avançando de acordo com o projeto e vem confirmando as capacidades originalmente previstas", afirmou a companhia. 

A ALL tem 50,4% de participação na Vetria Mineração, enquanto a Triunfo Participações (TPIS3) tem 15,79% e a Vetorial Mineração possui os 33,8% restantes. 

(Com informações da Reuters)