Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Governo destina R$ 3 bi para desenvolver indústria nacional na área de petróleo

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2012 18h31

O governo anunciou nesta segunda-feira R$ 3 bilhões, até 2016, para desenvolver a cadeia de fornecedores para a indústria de petróleo e gás e, com isso, melhorar o conteúdo local da indústria.

Os recursos fazem parte do programa Inova Petro, lançado hoje na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Metade do dinheiro será da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a outra metade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Petrobras dará o suporte técnico para o programa.

“A ideia é fazer com que a tecnologia seja gerada inteiramente pelas empresas instaladas aqui. Queremos que elas deem saltos tecnológicos para competir no mercado internacional”, afirmou Glauco Arbix, presidente da Finep.

O objetivo é aumentar o nível de produção de conteúdo local e expandi-lo para além do eixo Rio-São Paulo, segundo o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME (Ministério das Minas e Energias), Marco Antonio Martins de Almeida.

O primeiro edital do programa deve ser lançado no dia 17 de setembro durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference, a feira de óleo e gásda América Latina.

Os recursos do programa terão como prioridade os projetos de processamento de superfície de petróleo e gás, instalações submarinas --como equipamentos e dutos em grandes profundidades-- e poços offshore de petróleo e gás.

Num segundo edital ainda sem data serão contempladas áreas e abastecimento de gás e energia.