Governo destina R$ 3 bi para desenvolver indústria nacional na área de petróleo
O governo anunciou nesta segunda-feira R$ 3 bilhões, até 2016, para desenvolver a cadeia de fornecedores para a indústria de petróleo e gás e, com isso, melhorar o conteúdo local da indústria.
Os recursos fazem parte do programa Inova Petro, lançado hoje na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Metade do dinheiro será da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a outra metade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Petrobras dará o suporte técnico para o programa.
“A ideia é fazer com que a tecnologia seja gerada inteiramente pelas empresas instaladas aqui. Queremos que elas deem saltos tecnológicos para competir no mercado internacional”, afirmou Glauco Arbix, presidente da Finep.
O objetivo é aumentar o nível de produção de conteúdo local e expandi-lo para além do eixo Rio-São Paulo, segundo o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME (Ministério das Minas e Energias), Marco Antonio Martins de Almeida.
O primeiro edital do programa deve ser lançado no dia 17 de setembro durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference, a feira de óleo e gásda América Latina.
Os recursos do programa terão como prioridade os projetos de processamento de superfície de petróleo e gás, instalações submarinas --como equipamentos e dutos em grandes profundidades-- e poços offshore de petróleo e gás.
Num segundo edital ainda sem data serão contempladas áreas e abastecimento de gás e energia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.